Os vereadores de Câmara de Macaé, durante sessão dessa terça-feira (04), debateram volta às aulas somente no próximo ano. O requerimento de autoria do vereador Paulo Antunes (PSDB) foi aprovado por sete votos a favor e seis abstenções. Segundo o parlamentar, o documento propõe que, mesmo com a vacina para a Covid-19 prevista ainda para este ano, as aulas retornem em 2021.
O presidente Eduardo Cardoso (PODEMOS) apoiou e comentou que a descoberta, ainda que em 2021, é um “exercício de futurologia”. Segundo ele, hoje não há nem a comprovação de que as pessoas infectadas estariam imunizadas. O vereador Márcio Bittencourt (CIDADANIA) questionou. “O governo federal manteve o Enem. Como os alunos do final do ensino médio vão poder fazer a prova se não concluírem o ano letivo?”
Antunes alegou que sua proposta não exclui que esses estudantes possam voltar às aulas. Guto Garcia (PDT) ex-secretário de Educação, enfatizou que a matéria deveria se referir apenas às aulas presenciais. “Muitas escolas continuaram com aulas virtuais. E o MEC vai validá-las”. Maxwell Vaz (SOLIDARIEDADE) defendeu, considerando as crianças. “Elas não vão saber aderir a um comportamento de prevenção”.
O requerimento segue agora para o Executivo para análise e, dependendo da avaliação ou resposta da prefeitura, volta novamente à Câmara Municipal.