Raphael Braga (DEM) e Davi Souza (PDT) estão entre os parlamentares que podem ser escolhidos pela população para acessar projetos de lei e garantir participação popular
Controle social, tema que desde a campanha eleitoral está entre as prioridades de quem acompanha o processo político nas cidades de Búzios e Cabo Frio. Diante da temática, que vem ganhando força e garantindo que a população acesse com qualidade as informações a que tem direito, os vereadores de Búzios e Cabo Frio, Raphael Braga (DEM) e Davi Souza (PDT), firmaram desde o processo eleitoral o compromisso de estarem ativos no aplicativo ‘Tem Meu Voto’. A ferramenta, já disponível e atualizada com a participação dos parlamentares, foi apresentada aos eleitores nesta terça-feira (9) em uma live nas redes sociais.
A ferramenta funciona de maneira bastante intuitiva. Ao cadastrar-se o usuário responde alguns questionários e pode escolher vereador, deputado estadual e federal e três senadores. Estes escolhidos não poderão ser trocados após a instalação e a partir daí o eleitor pode acompanhar o mandato, enviar fotos de problemas no município onde reside e acessar as propostas antes de serem encaminhados para discussão em plenário. Para se cadastrar é necessário ser eleitor do município.
Raphael Braga conta que o compromisso já tinha sido selado entre os então candidatos no período eleitoral e que o anúncio da participação de ambos no aplicativo é mais uma ferramenta para garantir acesso facilitado às pautas apresentadas em plenário e a possibilidade de participação dos eleitores.
“Estou bastante empolgado com a ferramenta que permite avançar e na promoção de políticas públicas com a participação popular, garantindo voz aos eleitores. Acredito que aqui em Búzios somente o meu nome consta na lista de aptos para seguir”, comentou.
A ferramenta está em construção, mas já disponível para cadastro com duas funções, que na visão de Braga, são importantes no processo. Uma delas é a possibilidade de enviar fotos e a localização em tempo real de pontos que apresentem problemas no município, enviando o material diretamente ao parlamentar escolhido ao cadastrar-se.
“Ainda estamos em fase de testes, a opção de disponibilizar as pautas do dia para discussão antecipadamente com aqueles que estão cadastrados. É a possibilidade de aproximar a população com as discussões do mandato e até opinar se é uma matéria de interesse e repensar, dependendo do caso, a apresentação daquela matéria”, explicou.
Para Davi Souza (PDT), a população terá contato direto com o mandato ao expor problemas da cidade através do aplicativo.
“O aplicativo vai permitir acompanhar minha atuação na câmara, sendo possível opinar sobre matérias legislativas, marcar reuniões e notificar os problemas da cidade com rapidez e facilidade. Vi uma grande oportunidade de aliar essa ferramenta ao meu desejo de exercer um mandato participativo e amplo, recebendo demandas de diversos bairros, de diversas pessoas diferentes ou por quaisquer segmentos sociais que estejam interessados em ter um vereador preocupado com a representatividade de seus eleitores”, comentou.
SOBRE O ‘TEM MEU VOTO’
O aplicativo foi criado em 2020 por pessoas e empresas unidas em um movimento suprapartidário concebido para aumentar o interesse pela política e com o objetivo de auxiliar o eleitor a votar de forma consciente.