A falta de transparência com relação aos salários dos servidores de Cabo Frio gerou um grande debate na sessão da Câmara dos vereadores, desta terça-feira, (31). Os vereadores Rafael Peçanha e Vanderlei Bento levantaram o assunto com base em alguns acontecimentos recentes.
No uso da tribuna, o vereador Rafael Peçanha, contou sobre uma ficha financeira que teve acesso. No documento uma única servidora chegou a acumular cinco cargos, além de um salário de mais de 120 mil. O vereador deu alguns exemplos de meses, que chegaram até janeiro deste ano. O caso alarmou não só a assistência, mas todos os cabo-frienses que acompanharam o assunto.
“Solicitei ao setor de RH acesso total ao Sistema de Gestão Pessoal para analisar caso a caso, ficha por ficha financeira deste governo e dos passados, a fim de averiguar até onde vão casos como este”, justificou o vereador.
Em contrapartida, o presidente da Casa, Aquiles Barreto, disse que é importante que casos como esse sejam, de fato, avaliados. Porém, disse que acredita que o caso tenho ocorrido, durante a gestão passada.
Ainda durante a sessão, o vereador Vanderlei Bento fez um requerimento ao Prefeito. O mesmo solicitou o envio a Casa Legislativa das cópias das folhas de pagamento referente aos meses entre janeiro e setembro de 2017.
“Essa informação é importante para que possamos saber se os funcionários que estão na folha de pagamento são capacitados, se moram em Cabo Frio, entre outros pontos”, justificou o vereador.
Na ocasião, o vereador Miguel Alencar, da bancada de situação, questionou o requerimento pedindo que o vereador acrescentasse, que analise contemplasse também a gestão anterior.
O vereador Guilherme, também da bancada de situação, participou do debate, alegando que as pessoas estão tendo amnesia dos problemas do Governo anterior e querem cobrar somente da atual gestão. O mesmo destacou que o Governo em dez meses tem feito muito pelo município.
Ainda na sessão, o vereador Vanderlei Bento também questionou a falta de funcionamento do Portal da Transparência da Câmara Legislativa.
O questionamento foi respondido pelo presidente da Câmara, que comunicou que de fato, ocorreu um problema no sistema. Mas que nesta semana, o espaço virtual já está em funcionamento.