A vereadora Izabella Vicente de Carvalho Camargo (Rede) será homenageada com o Prêmio Dandara, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em razão do destaque de sua atuação na luta contra o racismo, bem como na defesa dos direitos humanos. A honraria foi aprovada no dia 9 de agosto, e é uma indicação da deputada estadual Renata Souza (Psol).
Izabella Vicente de Carvalho Camargo, a Iza Vicente, mulher, negra, evangélica, advogada. De família humilde, com mais quatro irmãos, foi criada por uma mãe preta, batalhadora, como tantas outras mães brasileiras. Desde cedo aprendeu a compartilhar o que tem e o que sabe. Seu hábito de acordar antes do galo cantar vem de seu pai, que é feirante. Iza sempre ouviu da mãe que tinha que estudar e acredita que esse seja uns dos motivos de tanto empenho na formação: fez ensino médio no Instituto Federal Fluminense (IFF) e graduação em direito na Faculdade Federal Fluminense (UFF) e agora faz Pós em formato EAD em Direitos Humanos.
Desde muito nova Iza sentiu vontade de ser uma cidadã ativa na mudança de Macaé, iniciando sua trajetória no movimento estudantil. Se envolveu em várias ações voluntárias, de igrejas e Organizações Não Governamentais, se colocando sempre na defesa e garantia dos direitos humanos. Durante a faculdade, esteve na criação do “Frente Negra” da Universidade Federal Fluminense, grupo em que estudantes negros se ajudavam a permanecerem na faculdade. Leia o projeto de resolução Nº 1437/2022 neste link.