Search
Degradê com CSS

Vereadora de Cabo Frio é denunciada por peculato pelo MPRJ

Codeço na tribuna da Câmara Municipal. Foto: "O Eterno Aprendiz"
Codeço na tribuna da Câmara Municipal. Foto: "O Eterno Aprendiz"
Codeço na tribuna da Câmara Municipal. Foto: “O Eterno Aprendiz”

Nessa última quinta-feira (24), por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Cabo Frio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), denunciou por crime de peculato a vereadora da cidade, Alexandra Codeço (PRB). O MPRJ diz que, entre 2013 e 2016, exercendo as funções públicas e trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde, a Alexandra, pegou móveis dos quais tinha posse em razão do cargo, desviando, em proveito próprio ou alheio, material hospitalar e medicamentos, tais como, remédios, seringas, ataduras, fraldas, escapes para soro e gaze esterilizada.

De acordo com a denúncia, Codeço se beneficiando do cargo de confiança e de chefia que tinha na Secretaria de Saúde, ao ter a função de supervisora administrativa na UPA do município, no período de 1º de janeiro de 2013 a 1º de abril de 2015, e de superintendente no Gabinete do Secretário Municipal de Saúde, de 15 de abril de 2015 a 31 de março de 2016.

Em poder da atual vereadora, o MPRJ ainda relata que, foram apreendidos documentos contendo lista de telefones de eleitores que, no caso, precisavam de auxílio médico-hospitalar, junto com cópias dos títulos eleitorais e documentos pessoais, atestados médicos em branco e receituários em branco carimbados e assinados.

Por não ter foto privilegiado, uma vez que os atos apresentados são anteriores a seu mandato como vereadora, o MPRJ requer o recebimento da peça acusatória, para julgamento e condenação da denunciada. Caso Alexandra seja condenada, pode ficar de 2 a 12 anos presa, de acordo com o artigo 312 do Código Penal, que fala sobre “apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio, com pena prevista de reclusão, de dois a doze anos, e multa”.

A parlamentar respondeu sobre a denúncia e diz não saber. “Não tenho ciência do teor da denúncia. Afirmo que são calúnias e tenho a consciência tranquila que exerci e exerço a minha função pública com afinco e probidade. E que, assim que eu for intimada, provarei a minha inocência”, disse.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!