Pular para o conteúdo
Search

Vereador propõe doação de tablets e internet para professores e alunos

Vereador Marcel Silvano diz que iniciativa garantirá melhorias para o trabalho dos professores e direito dos alunos de assistirem aulas virtuais durante o período da pandemia

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira, 18, por unanimidade, a proposta do vereador Marcel Silvano – Requerimento nº 345/2020 -, que trata do fornecimento de aparelhos digitais do tipo tablets, já munidos de pacote de dados para acesso à internet, a serem disponibilizados aos professores e alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano, segundo segmento do Ensino Fundamental, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vereador Marcel Silvano/ reprodução

A iniciativa do vereador foi pautada nas reclamações dos profissionais da Educação, alunos, pais e responsáveis, sobre a dificuldade de exercer o trabalho e assistir as aulas em ambiente virtual, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas, em virtude da pandemia do coronavírus. Eles se queixam da dificuldade financeira para adquirir equipamentos e terem acesso à internet.

Marcel ressalta que o Governo deve aplicar medidas concretas para garantir melhores condições de trabalho e o direito à educação dos alunos. Segundo ele, essa proposta é apenas uma etapa do que seu mandato irá propor. Novos requerimentos serão apresentados no mesmo sentido para atender o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Ensino Médio.

A última etapa será propor a formação do profissional de educação para lidar com essa nova forma de garantir o conteúdo aos alunos e lidar com o acesso à tecnologia. O vereador lembra que muitos desconhecem ferramentas, aplicativos, plataformas digitais. Para isso é preciso qualificá-los e que talvez a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS seja o caminho para promover essa qualificação.

“Queremos que nesse tempo de aulas remotas, do qual não sabemos até quando durará, que o professor e o estudante tenham acesso pleno ao equipamento e internet. Uma medida para que não seja ainda mais dolorida a realidade de evasão escolar e dos resultados de ensino aprendizagem”, disse Marcel.

Em defesa da proposta, o vereador Maxwell Vaz parabenizou e lembrou que o próprio Marcel Silvano já apresentou emendas impositivas ao Orçamento para que a Prefeitura equipasse as escolas do município com equipamentos de multimídia, o que não foi executado em sua plenitude.

“Se as suas emendas tivessem sido direcionadas para essa infraestrutura da escola, hoje teríamos uma situação mais fácil para o enfrentamento da pandemia. A Secretaria de Educação, com o orçamento de R$ 400 milhões, ainda fica patinando no quadro de giz e com as professoras se esforçando, correndo o risco de perder suas cordas vocais”, lamentou Maxwell.

O vereador Guto Garcia, ex-secretário de Educação desse mandato, também reconheceu como boa a proposta do colega vereador, mas ponderou ressaltando dúvidas sobre o orçamento do município para atender a proposição. Entretanto, Marcel Silvano destacou que há possibilidade sim de o Governo executar a proposta, já que há recurso proposto nas suas emendas impositivas ainda não executadas.

“Se o Governo quiser, porque ele pode, tem a alternativa de usar as emendas impositivas mencionadas pelo vereador Maxwell e que encaminhei para equipar algumas unidades escolares com laboratórios de informática. Basta direcioná-las para essa ação, que pode ser feita de maneira escalonada, do 9º para o 6º ano e de maneira organizada mensalmente para dar conta e assim, no final do ano, estar bem resolvido”, respondeu Marcel.

Se atendida a proposta do vereador Marcel, os equipamentos serão de posse dos professores e alunos. Em relação às suas emendas impositivas para o Orçamento Municipal de 2020, o mandato direcionou um total de R$ 180 mil para compra de equipamentos de escolas. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.