O vereador Marcel Silvano (PT) defendeu a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias de irregularidades na saúde de Macaé. Segundo o vereador, são várias as denúncias, como falta de informação, ausência de medicamentos e insumos básicos, que estão causando um verdadeiro “caos” na saúde da cidade.
Para o parlamentar, a CPI permitirá que o Legislativo, como o poder que tem, de convocação, de apuração, tenha acesso aos documentos e às informações como um todo. “É importante para que tenhamos consistência quando formos expor os erros, pois tudo o que está acontecendo com a saúde de Macaé é um desrespeito contra a sociedade. Negar informação e deixar pacientes sem assistência nenhuma, é crime”, ressaltou.
Para que essa CPI chegue à discussão é votação, é preciso a assinatura de seis vereadores e já
conta com quatro.
Uma das denúncias é a falta de informação de dados de epidemiologia de casos de pacientes com H1N1, além da ausência de medicamentos e insumos básicos e a dificuldade de comunicação dos servidores com o prefeito Dr. Aluizio e a secretária de Saúde Deusilane. A obstrução de informações fere a Lei Federal e de acesso à informação.
Segundo Marcel, é preciso reunir mais informações. “ Por isso, a Frente Parlamentar Macaé Melhor abriu um canal de comunicação para recebimento de mais denúncias, como relatos, fotos, documentos, entre outros”, explicou.
Para colaborar com essa investigação e assim e encontrar saídas e garantir que Saúde de Macaé seja digna para a população, as informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Denúncias serão apresentadas nesta terça-feira, dia 28, na
sessão na Câmara Municipal.