O vereador de Macaé, Marcel Silvano (PT), criticou o atual governo por ignorar os problemas causados por alagamentos em Macaé. Para o parlamentar, é inaceitável a Câmara Municipal e o governo cruzarem os braços, enquanto a população, a cada ano, viver as consequências drásticas dos alagamentos. “Quem mora no Campo d’Oeste, Visconde, Miramar e Sol y Mar, entre outros pontos críticos da cidade, sente na pele esse drama, quando perdem seus patrimônios e são impedidos de ir e vir. Estes bairros estão citados nas ações do Plano Diretor”.
Diretrizes das políticas públicas e ações eficazes para o sistema de drenagem urbana estão esplanadas nos artigos 87, 88 e 89 da Lei Complementar 279/2018, que trata da Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor do Município de Macaé. E esta foi a pauta que gerou grande debate na Câmara de Macaé, na quarta-feira, 14, quando os vereadores da base aliada do prefeito Dr. Aluízio derrubaram o Requerimento de autoria do vereador Marcel Silvano, em que solicitava a convocação da comissão responsável pelo andamento do Plano Diretor. “Precisamos saber como o Governo vem se organizando para suprir problemas estruturais de alagamentos, enchentes e garantir a macro drenagem para a população. Essa comissão, criada pela portaria 868/2018, tem a responsabilidade de apresentar para nós o que foi trabalhado ou não no Plano Diretor. Tendo em mãos, o Legislativo pode e muito avançar com debate e propostas”, disse Marcel.
Plano Diretor
Entre os anos de 2006-2018, período de aprovação e revisão do Plano Diretor do Município, menos de 30% das metas e ações foram iniciadas. Nas diretrizes que constam no artigo 87, por exemplo, propõe desenvolver política de gestão integrada e participativa das micro e macro drenagem, implantar medidas não-estruturais de prevenção de inundações e garantir o componente de drenagem no plano de saneamento básico.
No artigo 88, que trata dos objetivos da política de sistema de drenagem, entre eles está a eliminação de esgoto sanitário nas redes de drenagem e preservação das áreas naturais de amortecimento de cheias do município.
Já nas ações estratégicas especificadas no artigo 89, destacam-se ações para conclusões das obras do sistema de drenagem que atendem os bairros Campo d’Oeste, Visconde, Miramar e Sol y Mar.
“Queremos prevenir que o desastre aconteça novamente nos próximos períodos de chuvas. Se o Governo tratasse o Plano Diretor como deveria, não teria tanto efeitos drásticos nesses períodos”, ressaltou Marcel.
Vereador Marcel Silvano critica governo por ignorar problemas causados por alagamentos em Macaé
Noticiário das Caravelas
Coluna da Angela
Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.
Coluna Clinton Davison
Matérias Relacionadas
Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas
Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local
NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR
A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.