Na sessão desta terça-feira (19), em que a Câmara Municipal de Búzios aprovou nove emendas impositivas para o orçamento de 2024 do município, que totalizam R$ 7.299.931,77, o vereador Gugu de Nair subiu à tribuna para falar em relação à execução dos projetos propostos no ano anterior.
Gugu de Nair ressaltou a falta de mobilização no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Ferradura, referente à emenda proposta por ele em 2022 para o exercício orçamentário de 2023. A iniciativa visava estender o funcionamento do posto para 24 horas durante a temporada de verão, a fim de atender à crescente demanda turística.
“Estamos no meio de dezembro, e até agora não houve mobilização no Posto de Saúde da Família da Ferradura para funcionar 24 horas durante o verão. A cidade já está começando a ficar cheia, e não observamos a mobilização do poder executivo para implementar essa iniciativa”, destacou o vereador.
Gugu de Nair ressaltou a importância da ação rápida diante da urgência na área da saúde. Ele enfatizou a necessidade de um olhar mais atento por parte do poder executivo para garantir a efetivação da proposta.
“A questão da mobilidade na cidade é gritante. A gente sabe que um minuto ou 30 segundos pode salvar uma vida. A emenda impositiva destinou dentro do orçamento para que o posto funcione 24h para oferecer o primeiro atendimento. Venho cobrar o poder executivo para ter um olhar para isso. Já vinha cobrando, me passaram que seria no início de dezembro, estamos no meio, e não teve nada”, ressaltou o vereador.
Ele lembrou que a emenda impositiva é uma prerrogativa do poder legislativo, destacando: “Nós escutamos a demanda da sociedade, destinamos verba e o poder executivo tem que executar, sem morosidade”, concluiu
Além das críticas, Gugu de Nair também aproveitou a oportunidade para parabenizar o Executivo de Búzios pela conquista da Bandeira Azul na praia da Azeda, destacando a importância desse reconhecimento para o cuidado ambiental e turismo na região. O vereador também enalteceu o impacto positivo do Mundial da Juventude de Vela na economia local e concluiu sua participação chamando a atenção para a necessidade de maior fiscalização ostensiva na segurança pública, especialmente na entrada da cidade.