A proposta é do vereador de Macaé, Marcel Silvano (PT), que cria um pacto para combater propagação de fake news durante o período eleitoral na cidade. A “Carta Compromisso por uma Macaé Justa e Democrática” já foi enviada aos pré-candidatos a vereadores e a prefeito. O objetivo é refletir e buscar ferramentas em um momento da história que é preciso esforços coletivos para combater fake news.
O compromisso foi proposto pelo vereador no aniversário da cidade, que nesta quarta-feira (29) completou 207 anos.
O parlamentar enfatiza no texto que as informações que recebemos do mundo inteiro pelos meios de comunicação, aplicativos de mensagens e redes sociais interferem no município.
“Diante disso, precisamos assumir compromissos públicos claros que levem à democracia, ao respeito às diversidades e a um justo e saudável convívio entre as pessoas. Os municípios do Brasil e do mundo, inclusive Macaé, foram atacados de forma sistêmica pela desinformação, pelas notícias falsas e por métodos de comunicação que levam ao ódio, à violência e a divisões, e a outros riscos incalculáveis à segurança, à vida das pessoas e à dignidade de todos nós”.