Entre as informações obtidas pelo parlamentar estão o retorno às aulas, manutenção do auxílio alimentação e validação do ano letivo
O vereador Rafael Braga (PDT) publicou, na quarta-feira (13), em suas redes sociais um vídeo realizado durante reunião com a secretária de Educação, Carla Nathalia, na sede provisória da pasta, sediada na Escola M.V. Emígdio Gonçalves Coutinho. No encontro, foram debatidos assuntos de interesse da população e que a Prensa vem questionando a assessoria de comunicação da Prefeitura, sem respostas. Entre eles, retorno às aulas, manutenção do auxílio alimentação e validação do ano letivo.
Essa foi a primeira vez que a secretária de Educação apareceu em público para tratar dos assuntos da pasta. A ausência de informações oficiais sobre o andamento das ações do executivo em Búzios tem preocupado a população que cobra transparência nas ações.
As informações têm chegado somente após pressão dos setores da sociedade,e também agora, por força da ação dos parlamentares.
Retorno das Aulas Presenciais
Sobre o retorno presencial das aulas, a informação do vereador é de que haverá reuniões entre as pastas de Saúde e Educação para definir se a cidade tem segurança sanitária para o retorno presencial. O vereador mencionou ainda, que poderá haver possibilidade de que haja aulas remotas, no entanto, sem explicações detalhadas de como será a logística dessa medida.
Auxílio Alimentação
O auxílio alimentação, pago no governo anterior, deverá se estender por mais três meses. Quais meses serão pagos não ficou claro, nem se haverá remanejamento do orçamento para realizar esses pagamentos, que não estão previstos. Foi dito também que haveria uma nova licitação para contratação de uma segunda empresa que forneceria novos cartões aos responsáveis. Não há informações sobre a data da nova licitação. Nem qual o motivo que levaria a Prefeitura a contratar nova empresa para atender a logística.
Validação do ano letivo de 2020
Em comunicado, a Prefeitura de Búzios informou as datas de retorno às aulas, e de entrega das apostilas que validarão o ano letivo de 2020. Entre os dias 3 e 5 de fevereiro os alunos deverão entregar as apostilas recebidas em dezembro e retirar o novo bloco de exercícios III, IV e V. Estes devem ser devolvidos às unidades escolares entre os dias 8 e 12 de março. O ano letivo tem prazo para ser encerrado em 19 de março.
A Prefeitura de Búzios ainda não respondeu alguns dos questionamentos feitos pela Prensa, em especial sobre a licitação de nova empresa para gerir os cartões alimentação e nem sobre o remanejamento de verba para pagamento do auxílio.
Segue nossos questionamentos não respondidos:
Na tarde de quarta-feira (13), o vereador Raphael Braga publicou um vídeo em reunião com a secretária de Educação de Búzios. No encontro, trataram de alguns temas que a Prensa vem questionando a assessoria desde o início do governo municipal. Entre eles, o cartão alimentação.
A Prefeitura confirma as informações divulgadas?
Reiteramos algumas perguntas:
– O auxílio alimentação será mantido? Por qual período?
– Haverá licitação para contratação de uma nova empresa para gerir os cartões? Por que? A empresa que prestou os serviços apresentou alguma irregularidade?
– Haverá remanejamento de verbas, já que não há montante previsto para o auxílio no orçamento aprovado pela Câmara Municipal, em dezembro de 2020?