Pular para o conteúdo
Search

Verão sem desperdício de água e livre de doenças por banho em piscinas de plástico

As piscinas desmontáveis são a alegria do verão pra criançada, mas é preciso cuidados/ Foto Prensa de Babel

As piscinas desmontáveis, as populares “piscinas de plástico”, costumam fazer sucesso durante o verão, principalmente entre a criançada. E o aumento do uso desse tipo de piscina acende o alerta para a importância do tratamento da água. Segundo o especialista Fábio Forlenza, conhecido como Professor Piscina, após dois dias de uso, sem nenhum tratamento, a água fica imprópria para banho.

Há uma série de doenças que podem ser transmitidas por conta de bactérias e fungos presentes na água: doenças de pele, respiratórias, hepatite, infecções, tricomoníase e diarreia são alguns exemplos.

Há, ainda, a questão do desperdício. Imagine trocar 4, 5, 6 mil litros de água a cada dois dias!

Fábio, que é especialista da hth, marca mundialmente conhecida em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de cloro e outros produtos para tratamento de piscinas explica:

A água não tratada corretamente pode facilmente ser contaminada por algas, vírus, fungos e bactérias, transmitindo uma série de doenças aos banhistasA mais comum é a micose, mas outras também podem ocorrer, como diarreia, otite, conjuntivite e olho de peixe”, explica.

Ainda segundo o especialista, os riscos de contaminação são maiores em piscinas desmontáveis por conta do volume de água utilizado. “Quanto menos água e mais banhistas, maior a quantidade de agentes contaminantes em contato com a água. Daí a necessidade de cuidados redobrados quando se trata de piscinas de plástico”, completa.

O risco de micoses não pode ser ignorado/ Foto reprodução internet

Além de evitar a contaminação, o tratamento correto combate ao desperdício, já que toda a água contaminada por agentes naturais pode ser recuperada e não há a necessidade de trocá-la. “Substituir 4, 5, 10 mil litros de água a cada dois dias é algo impensável nos dias de hoje. As pessoas precisam ter conhecimento das alternativas para que tamanho desperdício não ocorra”, alerta.

Passo a passo para o tratamento da água

O primeiro passo é avaliar e ajustar a alcalinidade e o pH. “É possível fazer essa avaliação de forma rápida e prática com uma fita teste. O pH deve estar entre 7,0 e 7,4 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm”, detalha Forlenza. Para ajustar ambos, é necessário aplicar produtos para esse fim, como os redutores e elevadores de alcalinidade ou do pH. “Isso deve ser feito sempre antes de purificar a água, pois garante a eficiência do tratamento, além de uma piscina agradável para os olhos e a pele”, explica.

A utilização do cloro é necessária/ Foto reprodução internet

Após a verificação e ajuste, é o momento de aplicar o cloro granulado (hipoclorito de cálcio). “A aplicação de cloro deve ser feita de duas a três vezes por semana. Recomendo de 4 a 6 gramas para cada mil litros”, explica o especialista. “Para facilitar a aplicação do cloro em piscinas de mil a 8 mil litros, recomendo usar como medidor da dosagem de cloro uma tampa de garrafa PET, aplicar uma tampinha com cloro para cada mil litros de água”, completa.

Após a decantação da sujeira (pó no fundo da piscina), é recomendado passar o aspirador próprio para remoção e limpeza. O aspirador e o filtro podem ser adquiridos em lojas que revendem produtos químicos, como lojas especializadas em piscinas, redes de petshops e home centers.

Por último, é necessário aplicar um clarificante para garantir à água uma aparência cristalina. Dependendo do grau de contaminação, a piscina estará pronta para uso no dia seguinte. Caso a manutenção seja feita periodicamente, que é o ideal, ela já poderá ser usada na sequência.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.