Pular para o conteúdo
Search
Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo

Por Rafael Alvarenga

 

rafael-alvarengaFaz tempo que o mundo dos esportes se transformou em um grande negócio. E eu não preciso desfiar argumentos para confirmar isso. Atletas e lugares são incríveis fontes de renda gerando também publicidade turística para cidades e países.

No futebol, por exemplo, a popularidade de jogadores e estádios tantas vezes sustentam administrações inteiras. E é por isso que, vez e outra, um clube investe em contratar um único jogador de fama internacional (David Beckham, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho). Ou até de arrendar um estádio (Engenhão). Um clube faz esse investimento porque atrai patrocínio, espectadores e parcerias lucrativas. É uma fórmula já velha e de sucesso no mundo esportivo.

É por isso que a situação atual do Maracanã é inacreditável. Tantas reformas e bilhões de Reais, duas Copas do Mundo e uma Olimpíada e hoje o estádio está fechado. Em 2016 não recebeu jogos do campeonato brasileiro e em 2017 corre o risco de não receber jogos do Campeonato Carioca.

Em 2013 o consórcio Maracanã S/A ganhou o direito de administrar e explorar comercialmente o estádio por 35 anos. Mas em 2016 cedeu o estádio para o Comitê organizador Rio-2016. O problema é que, segundo o consórcio, o Comitê não devolveu o estádio nas mesmas condições em que recebeu.

Ao que parece o estádio não foi entregue tampouco recebido. E nesse meio tempo já lhe furtaram de torneiras a busto de bronze. Enquanto isso é como se o Maracanã não existisse para o futebol. Está fechado e com um gramado impraticável. O Maracanã, ponto turístico e patrimônio cultural, pertence ao Estado do Rio de Janeiro. Hoje ambos falecem de mãos dadas.

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.