Pular para o conteúdo
Search

Vazamento de gás na plataforma de petróleo P40 na Bacia de Campos

 

Em menos de três dias duas ocorrências graves  na mesma plataforma 

thumbsmaterias
Em 2011 a Sindipetro -NF  já havia alertado para o risco de acidentes com vazamento de gás na P-40. A Petrobrás, inclusive, chegou a emitir nota no dia 26/11/2011 assumndo um vazamento na plataforma, no entanto, afirmou ter sido de pequenas proporções.  Em 2015 a P40 as atividades na plataforma chegaram a ser paralisadas por conta de vazamento de gás.

 

O  Sindicato do Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) recebeu denúncia dos trabalhadores de P-40, na Bacia de Campos,  que nesta segunda-feira, (24), por volta  das 10h, ocorreu um vazamento de sequestrante de oxigênio que se transformou em uma grande névoa com cerca de 15 metros de raio ou mais que atingiu o convés da unidade. Isso causou uma irritação  nos olhos dos trabalhadores que estavam realizando atividades do lado de boreste da plataforma.

O vazamento aconteceu e em nenhum momento o alarme para situação de emergência foi acionado. Segundo os petroleiros, foram realizadas apenas contenções pontuais.

 

Eslinga cai e quase atinge um trabalhador

No sábado, 22, uma eslinga que estava presa na lança do guindaste da plataforma caiu e quase atingiu um trabalhador, que foi salvo pelo colega que viu o acidente. Pelo relato dos petroleiros, a trava do equipamento soltou por conta do balanço da unidade, durante a queda algumas linhas da plataforma foram danificadas.

Esse problema é antigo e a gestão ao invés de resolver o problema efetivamente optou por uma solução caseira, colocando um parafuso para segurar a trava do gancho da eslinga, que em caso de balanço ou de bater contra estrutura acaba abrindo.

Durante o acidente, um dos colaboradores da movimentação de cargas recebeu atendimento na enfermaria por estar abalado pela possibilidade do amigo ao seu lado ter morrido se fosse atingido pelo equipamento

Essa tensão está atingindo toda equipe de movimentação de cargas por conta dos episódios recorrentes na unidade e serem obrigados a trabalhar com equipamento precários, que colocam vidas em risco.

“A política de precarização orquestrada por Pedro Parente, nos remete há década de 90 na Petrobrás, quando a intenção era sucatear ao máximo a Petrobrás para vendê-la a preço de banana” – comenta o diretor do Sindipetro-NF, Marcelo Nunes que orienta a realização de uma Cipa extraordinária para debater esses dois últimos acidentes.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.