Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) há 9 anos, Luís Roberto Barroso proferiu uma palestra a estudantes da rede municipal de ensino e autoridades da Região dos Lagos, na manhã desta segunda-feira (22) no auditório do Hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio.
O encontro abordou a temática “Os Jovens e o Exercício da Cidadania nas Eleições 2022”. O ministro, que também é professor titular de Direito Constitucional da UERJ, ainda se considera um parceiro da história que todos estão vivendo e separou a palestra em três partes escritas exclusivamente na noite anterior para esse momento, que evidenciam a vida e formação da juventude. “Para navegar com sucesso a vida que vem vindo, vocês precisam levar em conta três coisas que considero importantes: valores, conhecimento e desejo de progredir”, afirmou Barroso.
A democracia sobrepõe a soberania popular, eleições livres e governo da maioria. Porém, de acordo com Barroso, não é somente isso, para ele o conceito de democracia é temperado por três outras ideias e destaca uma. O poder das maiorias deve ser um poder limitado e acontece por meio do Estado de Direito, a Constituição, que define as regras. O papel da suprema corte é interpretar a constituição e proteger o Estado de Direito mesmo contra a vontade das maiorias.
O ministro destacou, durante a palestra, pautas como racismo, violência contra à mulher, homofobia, fake news e revolução tecnológica. Sobre esta última, afirmou a importância dos jovens estarem preparados. “A inteligência artificial será progressivamente utilizada para mudar as nossas vidas, e neste momento, devemos estudar o que vai acontecer e avaliar o que terá de bom e negativo”, complementa.
Até pouco tempo atrás para uma informação ou opinião chegar ao espaço público, através da imprensa profissional, passava pelo crivo de um editor para verificação da autenticidade do que se havia dito, com a internet essa realidade mudou. Agora todos podem chegar ao espaço público sem filtro. “Portanto, a internet ao mesmo passo que democratizou o acesso a informação e deu conhecimento, também abriu caminho para o ódio, para as mentiras deliberadas e destruição de reputações”, afirma o ministro.
O exercício da cidadania plena inclui ainda algumas responsabilidades: estar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo, para poder fazer escolhas esclarecidas na vida e na política em geral, e votar com consciência e com liberdade, sem ingerência indevida.
Ao final da palestra, o ministro compartilhou o seu slogan pessoal, no qual utiliza nos bons e maus momentos.
“Não importa o que esteja acontecendo a sua volta, faça você o melhor papel que puder, seja bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando”, concluiu Luís Roberto Barroso, ministro do STF.
O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Cabo Frio, com apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A palestra completa está disponível no facebook da câmara municipal de Cabo Frio.
Programa Direito e Cidadania nas Escolas
O Programa Direito e Cidadania nas Escolas foi lançado em novembro de 2021, por meio da Resolução 1607/2022, de autoria do Presidente do Legislativo, o vereador Miguel Alencar. O objetivo é levar aos alunos da rede pública noções básicas de direito e cidadania, propagando o máximo de conhecimento para construir nos jovens o pensamento crítico.