A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promovem mais uma ação inédita em prol do desenvolvimento do turismo estadual: Jornada do Turismo Fluminense. A primeira edição do projeto acontecerá nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, no SESC Barra Mansa, contemplando toda região turística do Vale do Café, composta por 15 municípios. O projeto propõe uma série de oficinas para elaborar um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.
A ação receberá as lideranças públicas municipais, estaduais, agentes de desenvolvimento turístico e a iniciativa privada das cidades do interior, incluindo representantes dos conselhos municipais de turismo e das instâncias de governança regionais. A Jornada está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios, que compõem o estado do Rio de Janeiro.
– A criação da Lei Estadual do Turismo e a edição do Plano Estratégico Turismo RJ+10 Anos foram fundamentais para construir a atual Política Pública do Turismo no estado. Com base nessas duas diretrizes, a Jornada busca o desenvolvimento do setor nas 12 regiões turísticas do RJ. A ideia é avançarmos na implementação de medidas de fortalecimento do turismo, buscando de modo inédito a construção participativa dos 92 municípios – explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
O projeto pretende colocar os municípios do estado do Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federação Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ.
Programação
O dia de trabalho começa com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. Em seguida, a Setur-RJ apresentará o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).
A discussão passará por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, acontecem as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.
Cronograma:
1) 15/06 (quinta-feira) – Vale do Café – Barra Mansa
2) 22/06 (quinta-feira) – Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu
3) 26/06 (segunda-feira) – Caminhos Coloniais – Sapucaia
4) 05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende
5) 12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba
6) 19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé
7) 25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti
8) 02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
9) 17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
10) 22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
11) 31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
12) 12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói