Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 devem aguardar o prazo de 30 dias para receber doses da vacinação
Idosos na faixa de 68 e 69 anos receberam nesta quarta-feira (31) a vacinação contra a Covid-19, em Macaé. A Secretaria de Saúde segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização atendendo os grupos prioritários.
Nesta quinta-feira (1), a imunização será na Casa da Vacina, apenas para profissionais da saúde e idosos cadastrados, que perderam as datas anteriores de receber a vacina.
Derzidia Dias, de 68 anos, e Peres Gomes Carlos, de 69, fizeram questão de comparecer ao Pronto Socorro do Aeroporto, que no decorrer da manhã teve um movimento tranquilo e contou com a atuação da equipe de 11 profissionais e voluntários. “Receber a vacina é um alívio. Gostei do atendimento. Não teve fila e foi bem organizado”, conta Peres. Para Derzidia, receber a imunização é uma conquista. “Estou emocionada. Nós idosos esperamos por este momento com ansiedade”, conta.
Na Cidade Universitária, Hélio Márcio de Moraes, de 68 anos, também elogiou a equipe. “O atendimento foi rápido. Receber esta vacina é um bem muito precioso neste momento tão delicado”, comentou. Da mesma opinião é Waldemir Rigueti Moreira, de 69 anos. “Eu, minha esposa e meu filho tivemos Covid. Receber a vacina é maravilhoso, fico muito comovido”, conta.
Segundo a Prefeitura, as doses que sobrarem (frascos abertos) serão disponibilizadas para os profissionais da Saúde que atuam na Clínica de Diálise CDR. “Estas doses são de frascos já abertos e que precisam ser utilizadas rapidamente, em um prazo máximo de oito horas”, explicou a gerente em Vigilância e Saúde, Elenice Sales. Caso ainda sobrem doses após a vacinação na Clínica CDR, estas doses serão destinadas aos trabalhadores de saúde do Centro de Medicina Hiperbárica seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Outra orientação é que quem testou positivo para a Covid-19 precisa aguardar o prazo de 30 dias para receber doses da vacina imunizante.