Menu

Cidades

Vacinação contra a gripe em toda Região dos Lagos segue até o dia 26 de maio

vacina

Dia 13 (sábado) haverá o chamado dia D contra a doença e os postos de saúde funcionarão exclusivamente para vacinação contra gripe 

vacina
foto Ascom Cabo Frio

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril, e a mobilização segue até 26 de maio. No dia 13 de maio (sábado)  será o dia D de vacinação contra a doença e todos os postos de saúde estarão em funcionamento para acelarar o processo de imunização dos moradores.

A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória com os seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

Em 2017 houve uma ampliação do público-alvo para a vacina, que passa a incluir neste ano os professores da rede pública e privada.

Outros grupos para quem a vacina é indicada são idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.

A vacina é aplicada através de injeção intramuscular e leva até duas semanas para fazer efeito, podendo causar reações como febre, mal estar e dor no local da injeção. Qualquer reação é preciso procurar o posto de saúde onde foi vacinado para ser orientado.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2 e é necessário ficar atento às restrições: Pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda (devem aguardar o término do tratamento).

A superintendente municipal de Vigilância e Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, orienta a população a procurar os postos. “Apesar de a Campanha se estender até o dia 26 de maio, orientamos as pessoas que procurem se vacinar o quanto antes, pois a época de maior circulação dos vírus da gripe já começou e essa é a única forma de se proteger de verdade”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país