Dia 13 (sábado) haverá o chamado dia D contra a doença e os postos de saúde funcionarão exclusivamente para vacinação contra gripe
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril, e a mobilização segue até 26 de maio. No dia 13 de maio (sábado) será o dia D de vacinação contra a doença e todos os postos de saúde estarão em funcionamento para acelarar o processo de imunização dos moradores.
A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória com os seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.
Em 2017 houve uma ampliação do público-alvo para a vacina, que passa a incluir neste ano os professores da rede pública e privada.
Outros grupos para quem a vacina é indicada são idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.
A vacina é aplicada através de injeção intramuscular e leva até duas semanas para fazer efeito, podendo causar reações como febre, mal estar e dor no local da injeção. Qualquer reação é preciso procurar o posto de saúde onde foi vacinado para ser orientado.
A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2 e é necessário ficar atento às restrições: Pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda (devem aguardar o término do tratamento).
A superintendente municipal de Vigilância e Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, orienta a população a procurar os postos. “Apesar de a Campanha se estender até o dia 26 de maio, orientamos as pessoas que procurem se vacinar o quanto antes, pois a época de maior circulação dos vírus da gripe já começou e essa é a única forma de se proteger de verdade”.