A Secretaria de Saúde de Macaé segue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe, ampliando a oferta do imunizante para novos grupos prioritários a partir desta semana. A vacinação é destinada a idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores do ensino básico e superior.
De acordo com a prefeitura, a campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com disponibilização escalonada da vacina em unidades específicas de saúde.
Cronograma da vacinação
A aplicação das doses ocorrerá entre os dias 28 de abril e 9 de maio em diferentes unidades de saúde do município. A campanha inclui também pessoas com deficiência permanente e trabalhadores de setores essenciais.
O Dia D Nacional de Vacinação contra a Gripe foi agendado para o sábado, 10 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em todo o país.
Entre os locais de vacinação estão a Casa da Vacina, Sala de Vacina do PSA, UBS Novo Horizonte, UBS Lagomar, UBS Barramares, UBS Morro de Santana, além de diversas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas por Macaé, como Cajueiros, Visconde, Campo do Oeste, Praia Campista, Aroeira, Sana, Trapiche, Centro, entre outras.
Grupos prioritários para a vacinação contra a gripe
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, fazem parte dos grupos prioritários:
- Puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Profissionais da saúde
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Professores
- Trabalhadores portuários
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas
- Pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica, diabetes, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias)
A vacinação é gratuita e integra o Calendário Nacional de Vacinação.