Aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca está suspensa e pessoas com deficiência terão vacinação especial
Maricá terá adaptações no calendário de imunizações contra a Covid-19 nesta semana. A cidade suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca até que novas doses sejam fornecidas pelo Ministério da Saúde. Por outro lado, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência inicia a vacinação do grupo a partir do dia 20.
A imunização para pessoas com deficiência, começará a partir de quinta-feira (20), e será realizada em uma área aberta, que era conhecida como granja, ao lado da Igreja Batista Atos II, em Itapeba entre 9h e 16h. O objetivo do município é facilitar a vacinação das pessoas com deficiência acima dos 18 anos da região.
A ação também vai ocorrer no 2°, 3° e 4° distritos, em datas subsequentes. As equipes da Saúde da família mobilizarão os pacientes cadastrados em cada região.
Segundo a Secretaria de Saúde, as 2.590 doses que foram recebidas no sábado (15) farão parte de uma reserva técnica para aplicar a segunda dose desta vacina. A imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes nas Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Volantes de Vacinação será retomada, assim que novas doses chegarem. A imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades já havia sido suspensa.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin