Prefeitura é a primeira da Baixada Litorânea a adotar a flexibilização autorizada pelo governo do estado
Obrigatório desde abril de 2020, o uso de máscaras de proteção respiratória passa a ser facultativo em Quissamã a partir desta sexta-feira (4). A cidade é a primeira da Baixada Litorânea a adotar a flexibilização do equipamento de proteção em locais fechados, autorizada pelo governo do estado do Rio na quinta-feira (4).
O novo Decreto Municipal 3341/2022 b foi publicado Diário Oficial desta sexta-feira e libera o uso opcional em toda a cidade, exceto em caso de restrições impostas pela Secretaria de Saúde ou autoridade competente, que poderão determinar a obrigatoriedade do uso da máscara em locais considerados de risco.
O município se baseou no Decreto Estadual nº 47.973 que reconhece a melhora do cenário epidemiológico do Covid-19, a diminuição da taxa de incidência de casos graves e óbitos, a redução da positividade dos exames, assim como redução da demanda por leitos de internação, bem como o grau de assertividade do monitoramento contínuo das variantes SARS COV 2. Além disso, considera a elevada cobertura vacinal contra a doença no município de Quissamã.
As cidades de Cabo Frio, Búzios, Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Maricá ainda mantêm o uso em locais abertos e fechados. Leia a matéria clicando aqui.