Após incluir a cidade do Rio de Janeiro em seu mapa no metaverso, com mais de 70 mil NFTs dos terrenos comercializados, Upland aproveita o sucesso alcançado no digital para causar impacto no mundo real da Cidade Maravilhosa.
Em parceria com a sociedade civil, empresas do segmento de web3 e a Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Liguia), a maior plataforma de blockchain da atualidade promove nesta terça-feira (10) um evento em homenagem aos 10 anos da morte do artista plástico chileno Jorge Selarón, criador da famosa obra da Escadaria Selarón, no bairro da Lapa.
Como parte do lançamento do Projeto Selarón Pedaços do Mundo, que busca gerar receitas para a gestão autônoma e a preservação do mosaico colorido conhecido internacionalmente, a programação começou às 9 horas com a lavagem técnica da escadaria, na Lapa, sob orientação do museólogo Andre Ângulo; às 16 horas, uma roda de conversa reunirá a vizinhança da escadaria; às 18 horas, serão lançadas as bases da governança compartilhada da Escadaria Selarón, que terá a presença de artistas, formadores de opinião e integrantes de entidades apoiadoras como a Liguia, o Código Brazuca e o Blockchain Rio.
Também será a apresentada uma proposta para a criação de uma região “cripto friendly” na região da Lapa, onde estabelecimentos passarão a aceitar critptomoedas para pagamentos em geral.
“O turismo é uma das principais atividades econômicas no Brasil. A Escadaria Selarón é um dos espaços mais visitados, tanto no mundo real, quanto em Upland. Preservar e divulgar ao mundo este lugar icônico, através de ações realizadas no metaverso, é uma das ações que fazem sentido e apontam o caminho para as possibilidades da web3, que pode beneficiar muito mais o turismo”, diz Ney Neto, diretor-geral de Upland no Brasil.
O Upland concedeu para a Liguia terrenos no metaverso que estão localizados na Escadaria Selarón, mais precisamente na Rua Manuel Carneiro, entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. Nesses terrenos, a equipe do Código Brazuca lançará uma experiência gamificada para que os visitantes conheçam a história da escadaria e de Jorge Selarón.
O projeto conta ainda com o apoio da marca de roupas carioca Reserva, além de Ethereum Brasil, Visit Rio, Del Bianco Travel Experience e outras entidades.