Pular para o conteúdo
Search

Universitários de Búzios não terão transporte gratuito neste semestre

Para este semestre, o município tem 597 universitário cadastrados para receber a ajuda financeira, no valor de R$ 300.

Município alega que precisou escolher entre a manutenção do Programa de Ajuda de Custo aos Universitários e o transporte devido ao orçamento apertado, mas estudantes contestam  

Os universitários do município de Armação dos Búzios terão que providenciar meios próprios para chegar às universidades. A notícia que os pegou de surpresa foi confirmada à Prensa pelo município nesta quarta-feira (6). Segundo a Prefeitura, não será fornecido o serviço de transporte gratuito para este público neste semestre devido ao orçamento apertado para manutenção dos dois benefícios. Mas estudantes contestam a informação passada pelo governo e dizem que não haverá ônibus por falta de processo licitatório.

Por telefone, a assessoria da Prefeitura explicou que “tendo em vista que o orçamento atual é referente ao ano passado, o governo municipal teve que fazer uma série de dotações orçamentárias aprovadas pela Câmara de Vereadores para realizar o pagamento”, logo optou por suspender o transporte neste semestre.

Mas segundo um dos estudantes que é engajado nas causas universitárias da cidade, mas que não quer ser identificado, a causa vai além de problemas financeiros.

“O ônibus não fora disponibilizado por falta de processo licitatório.  Por isso só será colocado no próximo semestre, não houve tempo para se montar o processo”, disse o estudante destacando que tem ocorrido reuniões entre representantes dos universitários e do município.

Ainda segundo ele, “os estudantes que precisam ir à faculdade, como os calouros da Estácio, e veteranos que fazem cursos voltados para a área da saúde, enfermagem, fisioterapia e etc…estão desassistidos sem o ônibus.  Essa é a realidade, mas aceitamos com ressalvas esta situação com a promessa de que no próximo semestre será tudo resolvido e teremos novamente os benefícios estabelecidos de forma plena”, finalizou.

A Prefeitura explicou que realmente não houve abertura de cadastro este ano, mas que foi realizado uma atualização cadastral na gestão passada, no final de 2020. Com a entrada do novo governo e retomada das atividades presenciais das universidades, a prefeitura fez, em julho, um recadastramento para confirmação de contas, quando percebeu-se o aumento do número de beneficiados. Sobre a licitação, o município que “não houve licitação para contratação de ônibus para o transporte universitário, porém a Secretaria de Educação está em seu planejamento discutir esse assunto novamente assim que houver o recadastramento dos universitário e a quantidade de alunos para o próximo ano for atualizada”.

Um outro aluno que também tem participado das reuniões é o estudante Bruno Silva. Ele disse que em um dos encontros o município contou que estava com licitação aberta, e em uma última passaram a informação que não houve oferta para o município em relação ao ônibus, e que esperam fechar algo para o semestre que vem.

“Os ônibus para nos universitários é de suma importância, devido à demanda da pandemia, que colaborou muito com grande demanda de desemprego e renda de muitos universitários. Claro, nem todos estão presencialmente, mas é de grande ajuda. No momento, o grupo está aguardando as próximas etapas que precisam ser concluídas, como a lei para os universitários do município, relatou o aluno do 4º período da Universidade Estácio de Sá.

O Programa Municipal de Ajuda de Custo aos Universitários é uma verba disponibilizada mensalmente aos estudantes no valor de R $300.  Segundo o município, em 2020, eram 660 universitários no primeiro semestre e 597 no segundo semestre. Este ano foram 620 para o primeiro e 568 para este segundo.

Para o próximo ano, o município de Búzios diz trabalhar para solucionar o problema, principalmente porque a responsabilidade do fornecimento do auxílio ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, e que o transporte continuará com a Secretaria de Educação, pasta responsável atualmente também pelo bolsa auxílio.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.