Pular para o conteúdo
Search

Unidades de Saúde em Macaé mantêm fluxo de atendimento diferenciado

Desde que entrou em vigor, no início de abril, o decreto 45/2020 estabeleceu uma nova dinâmica no fluxo de atendimento da rede municipal de saúde em Macaé. A regulamentação dividiu o atendimento das unidades, nas áreas clínica e pediátrica, por bairros, sendo mais uma medida para contenção do contágio pelo coronavírus no município.

Com isso, o Pronto Socorro Municipal está destinado ao atendimento de moradores dos bairros Cajueiros, Praia Campista, Cavaleiros, Novo Cavaleiros e Imboassica. Já o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, atende os residentes do Centro, Aroeira, Malvinas, Botafogo e Novo Botafogo. O local também é o responsável por atender toda pessoa com síndrome gripal e, se houver necessidade, ocorrerá encaminhamento ao Hospital Público Municipal Irmãs do Horto, por intermédio da ambulância do serviço 192.

Veja como fica a divisão do atendimento em outras unidades

Unidade de Pronto Atendimento da Barra (UPA Barra) – moradores das comunidades da Nova Holanda, Nova Esperança, Barra de Macaé e Brasília;

Unidade de Pronto Atendimento do Lagomar (UPA Lagomar) – moradores do Engenho da Praia e Lagomar;

Pronto Socorro do Parque Aeroporto – moradores do Aeroporto, Complexo da Ajuda, Piracema e Bosque Azul;

Unidades de Pronto Atendimento do Sana, de Córrego do Ouro e Hospital Público Municipal do Trapiche – moradores da região serrana;


Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM) – unidade assumiu o caráter de emergência referenciada, ou seja, aquela que atende exclusivamente o Corpo de Bombeiros e o serviço do 192, estando vedada a demanda espontânea de pacientes;

Irmãs do Horto – Atendimento exclusivo a pacientes acometidos com SARS-CoV-2 – COVID-19, sendo suspeitos ou confirmados. Dos cem leitos, 45 são de terapia intensiva.


Para evitar a propagação da doença aos demais moradores da cidade, está terminantemente proibido o fluxo de pessoas no Hospital Público Municipal Irmãs do Horto, exceto pacientes e profissionais da saúde que lá estejam atuando.

O fluxo previsto no decreto atende, exclusivamente, os munícipes de Macaé, não incluindo, portanto, os moradores de outros municípios, devendo os mesmos serem atendidos nos seus locais de residência.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.