Pular para o conteúdo
Search

Unicor Macaé e Irmandade São João Batista oferecem aula para profissionais de saúde

Objetivo é integrar profissionais e acadêmicos para garantir o melhor tratamento para os pacientes com problemas cardiovasculares

whatsapp-image-2017-05-09-at-13-41-14A Unidade do Coração de Macaé (Unicor Macaé) e a Irmandade São João Batista realizam nesta quinta-feira (11 de maio) a primeira Sessão Clínica de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, ministrada pelo cardiologista dr. Antônio Carlos Botelho. O evento é destinado a médicos, estudantes de medicina e profissionais da área de saúde que se interessam pelo tema “Oclusão total crônica de coronária”, que será abordado na aula. O evento será no auditório do hospital São João Batista, às 19h, e não será necessário fazer inscrições antecipadamente.

Segundo o médico dr. Botelho, a interação e troca de conhecimentos entre os profissionais são muito importantes para o tratamento rápido e preciso das doenças cardiovasculares. “Quanto mais conhecimento agregarmos e realizarmos trocas de experiências, melhor para o resultado positivo de cura das doenças cardiovasculares”, destacou o médico.

O coração precisa do oxigênio para funcionar e ele chega pelo sangue através das artérias coronárias que saem da aorta e vão se dividindo em ramos cada vez menores. Quando uma dessas artérias é obstruída por uma placa de gordura ou um coágulo, a parte do músculo cardíaco que depende dela pode sofrer isquemia, se a obstrução for parcial, ou necrose, se a circulação sanguínea for completamente interrompida.

Quando o fluxo sanguíneo é insuficiente para atender à necessidade do músculo submetido à solicitação mais intensa, em geral, a pessoa sente uma dor no peito conhecida como angina. Já no infarto do miocárdio, a oclusão brusca da artéria causa sofrimento rápido e extenso na musculatura cardíaca e a dor em aperto no peito pode irradiar-se para o queixo, braço esquerdo ou para os dois braços.

O tratamento da obstrução das coronárias pode ser clínico, ou seja, uso de medicação e controle da dieta, pode ser com tratamentos minimamente invasivos, como a colocação de stents para comprimir a placa contra a parede da artéria comprometida e restabelecer o fluxo sanguíneo, ou até a cirurgia, com a implantação de um enxerto retirado da veia safena ou da artéria mamária.

Todos os tipos de tratamento, importância do rápido diagnóstico e encaminhamento para uma clínica especializada serão abordados nesta quinta-feira.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/04/26/materia-especial-26-de-abril-um-dia-para-pensar-na-sua-pressao-arterial/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.