Criada há cinco anos a União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios (Umeab) foi estabelecida pelos estudantes secundaristas do balneário com o intuito de resolver os problemas das escolas municipais, como no passado quando aconteceu o fechamento das Escolas Municipais Paulo Freire, Inefi e do Oliveira Botas, questões relacionadas a merenda e também o enfrentamento do pensamento reacionário no município.
E para ajudar nessas mobilizações aconteceu nesta sexta-feira, dia 29 de março, o 3º Congresso da União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios (Umeab), onde estiveram presentes mais de 150 alunos de diversas escolas de todo o município para participar de debates, oficinas e também da votação para a direção da Umeab.
De acordo com a estudante e tesoureira da Umeab, Gabrielle Luiza, a Umeab é apartidária, mas luta pelos estudantes em qualquer pauta que achem necessário. “O fato de termos vencido contra o fechamento das escolas mostra que estamos nos fortalecendo na cidade, tanto que 150 pessoas viram ao congresso da semana passada”.
Porém, a rosto do fascismo está se mostrando presente em Búzios e é contra isso que a Umeab está lutando também.
“Estamos tendo dificuldade com a direção de alguns colégios, porque apesar de termos toda a documentação exigida para entrarmos nos colégios como uma união de estudantes fazem questão de uma burocracia sem nexo. Houve alguns estupros em escolas que foram abafados por diretores. Fizemos manifestações, fomos à Câmara e conseguimos repercussão para os casos. Estamos atuantes, porém há quem veja isso com maus olhos. Alguns diretores e pais. Procuramos reverter isso, mas nem sempre conseguimos”, explicou a estudante e tesoureira.
A diretoria da Umeab é escolhida a cada dois anos e é composta de: Presidente, vice-presidente, diretor geral, tesoureiro, tesoureiro 1, diretor de esporte e cultura, diretor de meio ambiente, diretor de combate a opressão nas escolas, diretor de Ensino Fundamental, diretor de Ensino Médio, diretor de Ensino Municipal, diretor de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).