Às 5 horas do dia 9 de agosto de 2022, os ônibus azul, verde e cinza começaram a circular pelas ruas e estradas de São Pedro da Aldeia, desta vez sob administração do governo municipal. Os aldeenses passaram a pagar uma tarifa de R$2,50. A Prefeitura garantiu a continuidade do transporte público no final de julho, data em que foi finalizado o processo de licitação para locação de ônibus. A empresa vencedora do trâmite foi a Auto Viação Salineira LTDA, que operava na cidade e anunciou descontinuidade do serviço pelos gastos elevados. Ela também ofertou menor preço por quilômetro rodado.
Os moradores ganharam a linha 508 | São Pedro x Bairro São João que percorre o trajeto do bairro Alecrim ao Centro da cidade. O gerenciamento dos itinerários é feito pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Diretoria de Transportes. Angela Maria, que reside no bairro Alecrim há mais de 50 anos e utiliza o transporte pública, diz que a tarifa mais barata tem ajudado e que obras tem dificultado o horário correto da linha. “Tá dando certo e o valor está sendo abençoado, só que não estão rodando no horário certo porque o ônibus está dando voltas por conta da obra que o governo do estado está fazendo na principal do meu bairro Alecrim, e da principal perto do Centro até o Hospital do Olho, recentemente, eu fiquei uma hora em pé no ônibus cheio”, afirma Angela Maria.
De acordo com a prefeitura, neste primeiro mês de operações foram transportados 172.162 passageiros. Na terça-feira (6), a administração municipal registrou o recorde de usuários. Em apenas um dia, foram transportadas 7.721 pessoas. Algumas adequações iniciaram na semana anterior nas linhas 501 e 514. Com base em uma análise, a Diretoria de Transportes identificou a alta demanda de moradores para o horário da manhã no bairro Rua do Fogo. Atendendo a esta procura, a linha 514 passou a contar também com o horário das 6h, saindo do bairro em direção ao Centro. A linha 501 – Praia do Sudoeste X Boa Vista permanece com dois itinerários, conforme os moradores já estavam habituados. Em um dos trajetos, o ônibus sai da Baleia e passa pela Base; no outro, o coletivo entra na rua do Pronto-socorro Municipal. Este último terá a identificação “Via Morro do Milagre” no letreiro do ônibus. Com isso, os horários foram adequados.