Pular para o conteúdo
Search

Um gato puma é atropelado em Búzios

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na tarde desse domingo (18) um gato mourisco (Puma jagouaroundi) macho foi encontrado morto após ser atropelado na Estrada de Caravelas, em Búzios. O animal tem hábitos diurnos e costuma viver em áreas de mata próximas a banhados, lagoas e rios. Tímidos e cautelosos, os jagouaroundis possuem ampla vocalização que inclui ronronados, assovios, vibrações e chiados que imitam pássaros. Chegam a medir 77cm e a pesar 9kg.

Por conta da preservação da área, Caravelas é um dos locais onde mais se encontram animais silvestres em Búzios: tucanos, tamanduás, preguiças de coleira, mico leão dourado, tatus, porcos-espinhos, gatos mouriscos, tiés. Moradores e turistas estão sempre postando fotos dos animais da área nas redes sociais. É muito frequentada por fotógrafos e observadores de pássaros.

Apesar de tanta biodiversidade, falta sinalização na estrada que leva até aos hotéis e a praia de Caravelas. Falta informação para que o motorista saiba que está atravessando um local com trânsito de animais silvestres e que o lugar abrange duas unidades de conservação, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol e que assim, redobre a cautela na direção.

Em abril de 2017, a Secretaria de Meio Ambiente do RJ e o Inea convocaram uma reunião para apresentar o “Estudo Preliminar de Redelimitação Física do Parque Estadual da Costa do Sol” ao Conselho Consultivo do PECS. O superintendente de biodiversidade da secretaria, Fernando Mathias, foi o responsável por apresentar a versão preliminar do estudo com indicação de áreas com pedidos de exclusão do parque e o parecer do INEA/SEA para cada pedido.

Uma das áreas com parecer favorável para a exclusão do PECS dado pelo Inea foi em Caravelas. A justificativa do órgão ambiental para exclusão foi a degradação da área comprovada in loco pelo superintendente.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.