Um grande passeio ciclístico vai acontecer no Aterro do Flamengo, no dia 25 de setembro, a partir das 14h, em um dia sem carro. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização de automóveis, desafogando o trânsito, amenizar a poluição e melhorar o bem-estar das pessoas.
São aguardados 5 mil ciclistas na orla do Rio. Para garantir a segurança, o passeio vai contar com 300 pessoas no apoio, profissionais para oferecer um dia sem carro, reparos e ajuda aos participantes do evento. A marca, Calói, é uma das apoiadoras e vai sortear dez bicicletas.
O organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, Cláudio Santos, considera que o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. “Se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, afirma.
O passeio teve o nome inspirado no Dia Mundial Sem Carro, que foi idealizado na França, na década de 1990. Conquistando espaço em cidades de diferentes países, com o passar dos anos. No Brasil, a adesão das cidades ainda se faz de forma tímida. Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói saíram na frente quanto a conscientização da população e sua mobilização.
“Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas Pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, esclarece Cláudio.
Inscrições gratuitas no site: www.umdiasemcarro.com.br
Data: 25 de setembro de 2022
Duração: aproximadamente 5 horas
Local Concentração: Próximo ao Monumento aos Pracinhas – Av. Infante Dom Henrique, s/nº (Aterro do Flamengo) Rio de Janeiro/RJ.
Hora da concentração: 13h30
Hora da largada: 15h