Search
Degradê com CSS
A estátua ainda chama atenção por estar presente entre árvores e flores, que preenchem todo o seu redor | Foto: Matheus Coutinho
A estátua ainda chama atenção por estar presente entre árvores e flores, que preenchem todo o seu redor | Foto: Matheus Coutinho

Monumento foi construído há cinco anos e fica localizado em uma das partes mais badaladas da cidade

Búzios é uma das cidades do interior do Rio de Janeiro mais procuradas por turistas de todo o país e fora dele. O balneário encanta a todos com suas belezas naturais, históricas, e também as opções de lazer. Mas há muito tempo Búzios também atrai religiosos ou mesmo visitantes com maior interesse pelas práticas espirituais orientais, como o budismo.

Poucos sabem, mas no balneário tem uma estátua de 7 metros de altura do Buda. A escultura foi construída há cinco anos pelo Grupo Buda Beach – que tem à frente o empresário Jean Mancini. A estátua fica na parte externa da Galeria Bardot, localizada na famosa orla com o mesmo nome, bem de frente para a Praia da Armação, conhecida por ser uma das áreas mais badaladas do balneário e também do Brasil.

A estátua ainda chama atenção por estar presente entre árvores e flores, que preenchem todo o seu redor, o que a deixa com uma beleza à parte. Dá a sensação de se estar em algum local da Ásia, como a Tailândia ou Bali. Além de transmitir calmaria.

O espaço fica aberto para visitação das 10h às 22h de terça a domingo, a entrada é gratuita. O grupo Buda Beach é responsável por empreendimentos bem conhecidos na cidade, como o Restaurante Buda Beach, Galeria Bardot e Silk Beach Clube.

A estátua fica na parte externa da Galeria Bardot, localizada na Orla Bardot | Foto: Matheus Coutinho

O budismo em Búzios

Búzios é uma aldeia internacional, que atrai pessoas de diferentes partes do mundo e de diferentes culturas e crenças. O Budismo é uma das características da cidade e, por isso, além do Buda da Orla Bardot, foi escolhida para receber uma Stupa, construção sagrada do budismo, nos moldes da milenar Stupa de Borubudur, na Ilha de Java, Indonésia. Essa, um iniciativa da comunidade budista local.

Uma das curiosidades apontadas na escolha de Armação dos Búzios para receber o monumento é a ligação geológica da península com o himalaia tibetano. Há cerca de 130 milhões de anos, o Brasil e a África estavam unidos em um supercontinente que foi se separando ao longo do tempo, o que formou o Oceano Atlântico. Em Búzios, estudos mostram rochas no litoral que teriam feito parte do que hoje é a grande cadeia de montanhas do Himalaia.

Fora isso, a cidade recebe, constantemente, a visita de mestres espirituais como o Lama Gangchen Rinpoche (falecido recentemente), do Siri Lanka, e um de seus discípulos mais conhecidos, o brasileiro Lama Michel Rinpoche.

O município também conta com o centro de meditação e divulgação do budismo, o Buddha Dharma Meditation Center, na Rua das Pedras.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!