Nesta sexta-feira (27), o 1º Congresso Internacional de Resíduos (CIRS) em Búzios chega ao último dia, com um foco intenso em inovação, clima e ambiente.
O evento tem sido um espaço de destaque para o debate sobre a gestão de resíduos sólidos e a importância na construção de um futuro mais sustentável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Pela manhã, uma mesa de discussão reune especialistas para abordar a inovação e tecnologia na gestão de resíduos. Casos relevantes e inovações serão apresentados, proporcionando inspiração para ações no Brasil e em todo o mundo. Além disso, será discutido a importância do monitoramento de indicadores e a eficiência dos processos na gestão de resíduos.
Em seguida, a atenção será voltada para o aproveitamento energético dos resíduos. Uma oportunidade de auxiliar municípios na busca pela sustentabilidade econômico-financeira na gestão de resíduos, considerando a geração de energia a partir desses materiais.
O congresso também promove debates sobre a sustentabilidade econômica do sistema de gestão de resíduos sólidos e a gestão local, com a participação de cooperativas de catadores, prefeitos e outros representantes atuantes nesse contexto.
O CIRS Búzios, que teve início na terça-feira (24), reuniu diversos participantes, desde pesquisadores e representantes governamentais até estudantes, empresários, catadores e membros da sociedade civil. Todos se uniram para discutir questões cruciais relacionadas à gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e seu impacto nas mudanças climáticas.
O lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030” permeou todo o evento, refletindo o compromisso de todos os envolvidos em promover ações concretas nos próximos sete anos, alinhadas com os ODS da ONU.
O CIRS Búzios é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan.
Para mais informações sobre o congresso, acesse o site oficial clicando aqui.