Search
Degradê com CSS

Uerj promove seminário internacional sobre os 60 anos do Golpe de 1964

Evento acontece de 18 a 22 de março, no Campus Maracanã
uerj

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realiza o Seminário Internacional 1964+60 entre os dias 18 a 22 de março, no 9º andar do campus Maracanã. Durante o evento, mesas redondas e simpósios temáticos lembrarão os 60 anos do golpe de Estado que foi culminado no primeiro dia de abril de 1964.

De acordo com os organizadores, o objetivo é oferecer um espaço de reflexão acerca dos acontecimentos que acabaram por levar à deposição do Governo João Goulart e ao estabelecimento de mais de 20 anos de ditadura. “Episódios recentes reforçam a necessidade de revistar determinados processos nos âmbitos cultural, político, econômico e social que ainda não se esgotaram”, afirma o professor Ricardo Antônio Souza Mendes, do Departamento de História do IFCH.

A abertura do evento traz o tema “1964 e ditadura: Comportamentos sociais, cotidiano e historiografia” que contará com falas dos historiadores Cláudia Regina Plens, da Universidade Federal de São Paulo; Pedro Campos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e Julia Sichieri Moura, da Universidade Federal do Paraná. A diversidade temática dos encontros, abertos ao público, estará presente em mesas como “Ditadura e Arquivos”, “Favelas e Direitos Humanos”, “Direitas Ontem e Hoje”, “Carnaval e Futebol na Ditadura e Redemocratização” e “Ditadura e Povos Originários”.

Ao longo dos cinco dias de programação, o simpósio contará com a participação de filósofos, historiadores, jornalistas, cientistas sociais e arqueólogos, pesquisadores nacionais e estrangeiros, dentre os quais Marcos Nobre (Universidade Estadual de Campinas), Miriam Gomes Saraiva (Uerj), Mário Magalhães, autor de “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”, o argentino Ernesto Bohoslavsky (Universidade Nacional de General Sarmiento) e o chileno Sergio Grez (Universidade do Chile).

O simpósio é uma iniciativa do IFCH da Uerj em conjunto com o Núcleo de Estudos Contemporâneos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Associação Nacional de História (ANPUH) e conta com o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa.

A programação completa pode ser consultada em: https://www.rj.anpuh.org/download/download?ID_DOWNLOAD=2284

SIMPÓSIO INTERNACIONAL 1964+60

Data: 18 a 22/03

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – campus Maracanã da Uerj – Rua São Francisco Xavier nº 524, 9º andar.

Inscrições de ouvintes serão realizadas no local.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios realiza limpeza do fundo do mar na Praia do Canto neste sábado em ação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituto Dominus promove “Viagem Literária pelos Continentes” neste sábado com apresentações culturais e artísticas

Festival Gospel de Búzios terá show de Davi Sacer e celebração da cultura evangélica na Rasa

Arraiá do Bloco Não Tem Água na Moringa celebra cultura popular em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!