O Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vai receber a visita de 250 estudantes de escolas públicas no dia 25/10, no encerramento da XVII Semana do IME. O evento integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema deste ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Além de oficinas ministradas por docentes da Universidade, os alunos, oriundos de cinco escolas públicas das cidades de Armação de Búzios, Cabo Frio, Duque de Caxias e Magé, poderão expor seus trabalhos na Mostra Sua Vez e participar da exposição Marabohó: escavando aterros, construindo histórias, que visa refletir sobre o papel dos saberes tradicionais do povo Guató na construção e preservação dos aterros no Pantanal.
A exposição contará com fotografias científicas dos aterros, das incursões em campo e dos processos de escavação. Para a atividade educativa, será realizada uma simulação do processo de escavação com a participação de estudantes da educação básica, auxiliados pela equipe de monitores e alunos da graduação.
“Na medida em que as crianças tomam ciência dessas diferentes relações entre os seres humanos e o ambiente, a gente abre um caminho para pensar alternativas para o futuro”, diz Fernando Ozorio Almeida, professor da Faculdade de Arqueologia da Uerj e um doa colaboradores do evento. “Vamos tentar mostrar para os alunos que natureza e homem não são inimigos e que um não existe sem o outro.”
A Semana do IME é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do IME, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Uerj
XVII Semana do IME – 17 a 25 de outubro|2024
Dia da Educação Básica – 2510
De 8h às 18h
10h: Mesa redonda “Entre o sertão e as águas”, com a presença da liderança indígena Guató, Lourenço Pereira Leite, do arqueólogo Luciano Pereira da Silva (UNEMAT) e de Roselita Albuquerque, liderança da Associação do Semiárido (ASA);
13:30h: Ação “Um dia na Universidade”, composta pela “Mostra Sua Vez”, mostra de painéis de trabalhos de alunos da Educação Básica, e do conjunto de oficinas “Ciência para os Curiosos”;
Ao longo do dia: Exposição Marabohó: escavando aterros, construindo histórias, no hall do 6º andar, concebida em parceria com o arqueólogo Fernando Ozorio de Almeida e a discente Ana Beatriz Linhares Fernandes, ambos da Faculdade de Arqueologia da Uerj.
Para consultar a programação completa e se inscrever, acesse o site: https://www.even3.com.br/xvii-semana-do-ime/