A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para o processo seletivo de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Aproveitamento de Estudos (AP) de 2025. São 819 vagas para a primeira modalidade e 570 para a segunda, em cursos de graduação presenciais no Rio de Janeiro, Petrópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Resende, Duque de Caxias, e de Educação à Distância (EAD), nos polos de Belford Roxo e Nova Friburgo. Os interessados podem se inscrever até 12 de agosto.
As oportunidades de TEF são destinadas a estudantes de outras instituições de ensino superior, para o mesmo curso ou para outro, de áreas afins, mediante a classificação no processo seletivo condicionado à existência de vaga. O Aproveitamento de Estudos pode ser realizado por graduados em outro curso ou no mesmo curso, em titulação ou habilitação diferente, incluindo curso superior de tecnologia, também mediante classificação e disponibilidade de vaga no curso de interesse.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.vestibular.uerj.br e clicar na seção TE AE 2025, onde podem consultar edital e anexos, com cronograma, orientações e especificações das vagas, além do link para o sistema de candidatos. A taxa de inscrição é de R$150,00 e o processo seletivo é composto por duas etapas: prova objetiva e análise de documentação comprobatória e de isenção de disciplinas. A prova será realizada em 22 de setembro no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato.
Serão reservadas 45% das vagas para candidatos comprovadamente carentes, conforme a Lei Estadual 8.121/2018, sendo 20% para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes de ensino médio da rede pública; e 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis, militares e penais, de bombeiros militares, mortos ou incapacitados pelo serviço.
Os interessados em concorrer às vagas reservadas devem ler atentamente o Anexo 7, com instruções específicas. É necessário apresentar documentação comprobatória de que preenche os requisitos indicados no item 1.8 do Edital de Convocação, de pertencimento a um dos grupos contemplados pelo sistema de cotas, e também de que atende à condição de carência socioeconômica definida como renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 2.118,00.
Todos os candidatos às vagas reservadas terão documentação analisada. Os candidatos às cotas raciais passarão por processo realizado pela Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA), incluindo fotografia, entrevista online e presencial. Aqueles que tiverem a autodeclaração indeferida continuarão a concorrer às vagas não reservadas.