A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) enviou um comunicado à imprensa fim da manhã desta quinta-feira (25) informando que não está prevista nenhuma cerimônia de instalação do campus da Universidade em Cabo Frio para esta sexta-feira (26), e salientou que desconhece o e-mail que disseminou a notícia para toda a imprensa local.
“A Uerj e sua Diretoria de Comunicação Social (Comuns) não reconhecem a fonte que enviou esse e-mail, nem o endereço utilizado como remetente. Portanto, não haverá a suposta cerimônia informada no e-mail. Destacamos que o único canal para atendimento a jornalistas sobre qualquer assunto referente ao campus de Cabo Frio é a Diretoria de Comunicação Social da Uerj (Comuns), através de sua assessoria de imprensa, e-mail: [email protected]”, destacou a nota.
É comum os veículos de comunicação receberem releases dos assessores, checarem as fontes e publicá-los. Nesse caso em específico, o e-mail tinha “aparência” de oficial por carregar o nome do Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, que pertence a universidade, através do e-mail [email protected], desconhecido pela instituição.
O primeiro e-mail falso chegou na segunda-feira (22), informando que seria na quarta-feira (24), mas na terça-feira (23) avisou da transferência para esta sexta, inclusive com uma fala do diretor-geral da unidade, Francisco Barbosa. O comunicado informava que a justiça havia autorizado a posse do prédio onde funciona a Ferlagos, na Avenida Júlia Kubitschek, no bairro Jardim Flamboyant.
A Prensa havia publicado a informação na manhã desta quinta-feira (25), no entanto já retirou o texto do ar. Assim como este jornal, muitos outros veículos da Região dos Lagos fizeram tal publicação. Por esse equívoco, pedimos desculpas.
Sobre a situação do prédio, a Uerj informou que “acatará a decisão judicial, que lhe deu a posse do prédio. A Ferlagos poderá continuar utilizando parte do imóvel pelo período de 18 meses, a fim de não prejudicar seus alunos. No entanto, isso não vai alterar a realização do vestibular da Uerj, que será em dezembro. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre de 2023”.
A Uerj oferecerá vagas para os cursos de Medicina (40), Geografia (50) e Ciências Ambientais (50) e o primeiro vestibular será no dia 4 de dezembro.