Search
Degradê com CSS

UBS de Cem Braças, em Búzios, atende mais de 6 mil pessoas após implantação do horário estendido

Atendimentos são de segunda-feira a sexta-feira, divididos em 3 turnos. Foto divulgação
Atendimentos são de segunda-feira a sexta-feira, divididos em 3 turnos. Foto divulgação

Ampliação da carga horária de atendimentos médicos faz parte do Programa Saúde na Hora, que está em funcionamento desde 2021, e já foi expandido para outras duas unidades do município

A Unidade Básica de Saúde Lilson M. de Souza, no bairro Cem Braças, em Búzios, trabalha com horário de atendimento médico estendido desde agosto de 2021, quando a Secretaria de Saúde aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Atualmente, o funcionamento é das 7h às 19h, duas horas a mais que antes da iniciativa. Desde então já foram atendidas 6.211 pessoas na unidade, sendo 4.004 a mais comparando com um ano anterior ao projeto, quando foram atendidas 2.207 pessoas. Como a iniciativa deu certo, outras duas unidades também foram contempladas: a UBS Antonio Elesbão dos Santos, bairro Rasa, e a Clínica da Família Olavo da Costa, Vila Verde, ambas já em funcionamento.

Só na UBS de Cem Braças os atendimentos individuais passaram de 660 para 1.439; os odontológicos foram de 151 para 316; procedimentos individuais passaram de 436 para 2.413; e as visitas domiciliares 960 para 2.043. Com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, divididos em 3 turnos; manhã, tarde e noite, cada um dos postos disponibiliza 8 vagas e mais duas extras para emergências. Para realização deste atendimento são precisas duas equipes médicas realizando um revezamento para o atendimento.

Para o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, o horário estendido é muito importante para o perfil dinâmico dos bairros de Búzios, onde seu morador tem horários diferenciados de trabalho.

“O trabalhador consegue ser atendido à noite e também no seu horário de almoço. É um ganho muito grande para a população. O objetivo da gestão Alexandre Martins é este: garantir aos munícipes o direito integral a saúde”, explicou o secretário.

Por meio do Programa Saúde Na Hora, a população tem acesso a atendimentos voltados para a saúde preventiva do idoso, da criança, do homem e da mulher, mas também marcação de exames e consultas médicas para diversas especialidades, além de pré-natal, preventivo, eletrocardiograma, teste rápido de HIV e sífilis, e o hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos. O serviço ampliado também é voltado para visitas domiciliares, apresentando também ganho na qualidade do atendimento da população.

O Programa foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020, e viabiliza o custeio aos municípios brasileiros para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!