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‘Uber de Avião’ terá rota pra Búzios

 

O Uber você já conhece. Mesmo diante de toda polêmica o brasileiro  aceitou o serviço e ele já faz parte do seu dia a dia. Mas  se quiser pegar um jatinho  nesse esquema também já é possível. A Flapper, é a primeira marketplace de aviação executiva no Brasil, e, através de  um aplicativo, permite o compartilhamento de aeronaves  por preço acessível. Pra ser mais claro;  trata-se de dividir um trecho com outras pessoas que seguem para o mesmo destino em voos particulares e tarifas comerciais.

Por enquanto apenas disponíveis  nas  Rotas das capitais  São Paulo/ Rio de Janeiro e, de acordo com a empresa,  as cidades fluminenses Angra dos Reis e Búzios.  Já está em andamento a colocação de Belo Horizonte e Brasilia  na rota do aplicativo.

Imagem aérea de Búzios. Foto Marcelo Lartigue – O Perú Molhado

Os passos para  utilizar o App também é bem parecido com o do Uber:  baixar o aplicativo, se cadastrar, escolher o destino de preferência,  o sistema disponibilizará os jatos para o número determinado de passageiros, assim como os aeroportos disponíveis.  O usuário pode escolher a aeronave, o número de assentos que deseja, o horário de voo disponível e a forma de pagamento, finalizando a compra no próprio aplicativo.

O frete de um jatinho de um trecho, por exemplo, Brasilia/ São Paulo pode chegar à R$50 mil.  Com o uso deste novo App o custo de capital pra capital poder sair à R$750, há registros de voos para São Paulo que saíram à R$200.  Para as duas cidades litorâneas disponíveis pode sair a R$300/600. No entanto, o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, informou que ainda não  foi realizado nenhum voo para a cidade neste sistema.

“Temos que divulgar mais essa opção  para que as pessoas conheçam. E também precisa haver a disponibilidade de uma ou mais aeronaves para prestar esse serviço.”, explicou Alexandre Mauricio da Silva , gerente de projetos do aeroporto.

 

O voos regionais neste sistema utilizam o chamado  “empty legs”, ou pernas vazias, que é um voo feito quando uma aeronave não tem passageiros, ou seja, muitas vezes para fins de reposicionamento. Por exemplo, se um avião foi fretado a partir de São Paulo para o Rio de Janeiro, e, em seguida, retornará vazio do Rio para São Paulo.

Alexandre ainda comenta que esse serviço poderia ser ainda melhor divulgado pelos hotéis da cidade e adianta que “o Umberto Modiano está buscando operacionalizar juntamente com a empresa responsável pelo App,  uma opção de operação de Búzios para Jacarepaguá, bem como para Belo Horizonte”.

 

Aeronaves

A empresa utiliza modelos King Air 250, Legacy 600, Phenon 100 e Pilatus PC-12, entre outros. Aos fins de semana, para Angra dos Reis e Ubatuba, são feitos com aviões Cessna Grand Caravan EX. Os aviões são homologados pela ANAC, com licença TPX, e operados por parceiros da Flapper, principalmente ICON Aviation — a nova fusão de CB Air e Global Aviation. Os voos são postados com horário sugerido de partidas e os dois primeiros passageiros podem fixar o horário exato de saída.

 

 

‘Uber de Avião’ terá rota pra Búzios

 

O Uber você já conhece. Mesmo diante de toda polêmica o brasileiro  aceitou o serviço e ele já faz parte do seu dia a dia. Mas  se quiser pegar um jatinho  nesse esquema também já é possível. A Flapper, é a primeira marketplace de aviação executiva no Brasil, e, através de  um aplicativo, permite o compartilhamento de aeronaves  por preço acessível. Pra ser mais claro;  trata-se de dividir um trecho com outras pessoas que seguem para o mesmo destino em voos particulares e tarifas comerciais.

Por enquanto apenas disponíveis  nas  Rotas das capitais  São Paulo/ Rio de Janeiro e, de acordo com a empresa,  as cidades fluminenses Angra dos Reis e Búzios.  Já está em andamento a colocação de Belo Horizonte e Brasilia  na rota do aplicativo.

Imagem aérea de Búzios. Foto Marcelo Lartigue – O Perú Molhado

Os passos para  utilizar o App também é bem parecido com o do Uber:  baixar o aplicativo, se cadastrar, escolher o destino de preferência,  o sistema disponibilizará os jatos para o número determinado de passageiros, assim como os aeroportos disponíveis.  O usuário pode escolher a aeronave, o número de assentos que deseja, o horário de voo disponível e a forma de pagamento, finalizando a compra no próprio aplicativo.

O frete de um jatinho de um trecho, por exemplo, Brasilia/ São Paulo pode chegar à R$50 mil.  Com o uso deste novo App o custo de capital pra capital poder sair à R$750, há registros de voos para São Paulo que saíram à R$200.  Para as duas cidades litorâneas disponíveis pode sair a R$300/600. No entanto, o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, informou que ainda não  foi realizado nenhum voo para a cidade neste sistema.

“Temos que divulgar mais essa opção  para que as pessoas conheçam. E também precisa haver a disponibilidade de uma ou mais aeronaves para prestar esse serviço.”, explicou Alexandre Mauricio da Silva , gerente de projetos do aeroporto.

 

O voos regionais neste sistema utilizam o chamado  “empty legs”, ou pernas vazias, que é um voo feito quando uma aeronave não tem passageiros, ou seja, muitas vezes para fins de reposicionamento. Por exemplo, se um avião foi fretado a partir de São Paulo para o Rio de Janeiro, e, em seguida, retornará vazio do Rio para São Paulo.

Alexandre ainda comenta que esse serviço poderia ser ainda melhor divulgado pelos hotéis da cidade e adianta que “o Umberto Modiano está buscando operacionalizar juntamente com a empresa responsável pelo App,  uma opção de operação de Búzios para Jacarepaguá, bem como para Belo Horizonte”.

 

Aeronaves

A empresa utiliza modelos King Air 250, Legacy 600, Phenon 100 e Pilatus PC-12, entre outros. Aos fins de semana, para Angra dos Reis e Ubatuba, são feitos com aviões Cessna Grand Caravan EX. Os aviões são homologados pela ANAC, com licença TPX, e operados por parceiros da Flapper, principalmente ICON Aviation — a nova fusão de CB Air e Global Aviation. Os voos são postados com horário sugerido de partidas e os dois primeiros passageiros podem fixar o horário exato de saída.

 

 

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