A Fórmula Indy, principal categoria de automobilismo de monoposto, está de volta na tela da TV Cultura a partir de domingo (10). A temporada 2024 marca os 40 anos desde que o primeiro brasileiro, Emerson Fittipaldi, estreou na categoria e nas 500 Milhas de Indianápolis. No quarto ano consecutivo de transmissão da TV Cultura, a narração é de Geferson Kern e comentários da piloto Bia Figueiredo.
A categoria mais veloz do planeta dá início à competição, como tradição, nas ruas de São Petersburgo, na Florida. A transmissão da Cultura tem início, ao vivo, às 13h25. “Temos a efeméride dos quarenta anos. Teremos um piloto brasileiro em todas as provas. E a possibilidade de uma conquista ainda mais incrível de Hélio Castroneves. A expectativa é de uma grande temporada”, diz Vladir Lemos, diretor de Esportes da TV Cultura.
Em 2024, onde também são comemorados os 40 anos de transmissão da Indy no Brasil, o país estará representado por Pietro Fittipaldi, neto do precursor Emerson Fittipaldi, e que fará pela primeira vez a temporada completa. Além de Hélio Castroneves, que estará apenas nas 500 Milhas, onde busca ser o primeiro piloto a vencer cinco vezes a corrida na história.
A temporada terá 17 etapas, incluindo a 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, marcada para 26 de maio, e uma prova extracampeonato que vale 1 milhão de dólares.