Pular para o conteúdo
Search

Turismo, engrenagem da economia buziana, celebrado nesta segunda-feira (8)

Escultura Brigite Bardot, em Búzios. Imagem: Reprodução

Data marca a importância do segmento para cultura, economia e geração de empregos no Brasil

Setor estratégico e fundamental para o fomento da economia local. É por ele também que Búzios oferece diversas oportunidades de emprego nos mais variados segmentos, impulsionando desde a rede hoteleira e locais de hospedagens ao comércio dos mais variados produtos e serviços.

Estamos falando do Turismo, que tem nesta segunda-feira, 8 de maio, a data marcada em alusão à atividade. O Dia Nacional tem como a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e natural.

Os pontos turísticos e a natureza são fundamentais para promoção da história do país. Um desafio para o setor, no entanto, essencial para garantir a sustentabilidade da atividade.

O setor de turismo representa 8% do PIB do país. Em Búzios, o turismo movimenta 85% da economia do município.

De acordo com dados da Embratur, o Instituto Brasileiro de Turismo, autarquia do Ministério do Turismo, o balneário é o quinto destino mais visitado do país e o segundo maior parque hoteleiro do estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Marques – foto Prensa de Babel

Para o secretário Municipal de Turismo, Cristiano Marques, Búzios conta com os melhores equipamentos turísticos do Brasil, no entanto, a gestão busca ações de melhorias constantes para preservação das belezas naturais e garantia dos serviços de qualidade.

“Considero nossa estrutura excelente. Búzios conta com belezas naturais incríveis além de ser a cidade histórica da Brigite Bardot e ser um dos principais destinos dos nossos irmãos latinos. Mas, nossa gestão tem como foco o ordenamento, com o cadastramento dos equipamentos para garantir a qualidade e a segurança tanto do prestador de serviço quanto do turista”, diz Cristiano.

O secretário de destaca ainda que o município tem buscando ampliar a regularização das atividades no município, com cadastramento do alvará e do selo do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

“Temos atualmente cerca de 600 hotéis e pousadas cadastrados e com alvará em dia. Destes, 270 estão com selo do Cadastur. Nossa meta é ampliar essa formalidade a ainda dialogar com outros equipamentos como os serviços de passeios diversos como escunas, bugs, entre outros”, conclui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.