Data marca a importância do segmento para cultura, economia e geração de empregos no Brasil
Setor estratégico e fundamental para o fomento da economia local. É por ele também que Búzios oferece diversas oportunidades de emprego nos mais variados segmentos, impulsionando desde a rede hoteleira e locais de hospedagens ao comércio dos mais variados produtos e serviços.
Estamos falando do Turismo, que tem nesta segunda-feira, 8 de maio, a data marcada em alusão à atividade. O Dia Nacional tem como a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e natural.
Os pontos turísticos e a natureza são fundamentais para promoção da história do país. Um desafio para o setor, no entanto, essencial para garantir a sustentabilidade da atividade.
O setor de turismo representa 8% do PIB do país. Em Búzios, o turismo movimenta 85% da economia do município.
De acordo com dados da Embratur, o Instituto Brasileiro de Turismo, autarquia do Ministério do Turismo, o balneário é o quinto destino mais visitado do país e o segundo maior parque hoteleiro do estado do Rio de Janeiro.
Para o secretário Municipal de Turismo, Cristiano Marques, Búzios conta com os melhores equipamentos turísticos do Brasil, no entanto, a gestão busca ações de melhorias constantes para preservação das belezas naturais e garantia dos serviços de qualidade.
“Considero nossa estrutura excelente. Búzios conta com belezas naturais incríveis além de ser a cidade histórica da Brigite Bardot e ser um dos principais destinos dos nossos irmãos latinos. Mas, nossa gestão tem como foco o ordenamento, com o cadastramento dos equipamentos para garantir a qualidade e a segurança tanto do prestador de serviço quanto do turista”, diz Cristiano.
O secretário de destaca ainda que o município tem buscando ampliar a regularização das atividades no município, com cadastramento do alvará e do selo do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.
“Temos atualmente cerca de 600 hotéis e pousadas cadastrados e com alvará em dia. Destes, 270 estão com selo do Cadastur. Nossa meta é ampliar essa formalidade a ainda dialogar com outros equipamentos como os serviços de passeios diversos como escunas, bugs, entre outros”, conclui.