Search
Degradê com CSS

Turismo consciente, sustentabilidade e proteção ambiental são características do bairro Caravelas em Búzios

Bairro Caravelas. Imagem: Prensa de Babel | Gonzalo Arselli
Bairro Caravelas. Imagem: Prensa de Babel | Gonzalo Arselli


Caravelas é residência de cerca de cem moradores e conta com espaços públicos para meditação e um hotel com atrativos sustentáveis que incluem trilhas ecológicas acompanhadas de guias especializados

Búzios tem potencial turístico reconhecido internacionalmente e conta com empreendedores que entendem a necessidade de preservação do meio ambiente. Uma ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel Apa Pau Brasil, busca colaborar na criação do primeiro bairro autossustentável do município.

O local conta com uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região. A ETERS fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona o empreendimento voltado para o turismo ecológico, de mesmo nome, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 70 casas, todos ligados a estação de tratamento, em busca constante de adequação a uma ocupação e cotidiano sustentável nesta localidade entre o mar, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).

Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS). Imagem: Tauna

O empreendimento e a associação estão entre as personalidades jurídicas mais antigas da cidade e são membros ativos dos conselhos da APA do Pau Brasil e do PECS, inclusive, são pioneiros na descoberta desta arvore símbolo do país, participando ativamente na criação da própria APA.

Essa união permite que a ETE, criada em 1988 pelo empreendimento, e que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, em 2019, passasse a servir também como produtora de água de reuso, a ETERS. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de uma lagoa que estava ameaçada devido as mudanças climáticas e ainda é usada para rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo esgoto de qualquer natureza no mar.

Imagens: Gonzalo Arselli | Prensa de Babel

“Um bairro auto sustentável busca sempre a função ambiental, ecológica. O solo do local é impermeável e, desde o nascimento do loteamento, houve essa necessidade, junto à Prefeitura de Cabo Frio na época, de ter uma estação de tratamento, no primeiro momento biológica, tivemos que centralizar o esgoto. Naquela época, ele era direcionado para o mar, e em algum momento não foi mais permitido, então a gente veio com a ideia de fazer a estação de reuso, e a ampliamos de biológica para química. Fazemos todo esse tratamento, não só para reativação das lagoas naturais no entorno, como também para rega de plantas e hortas”, afirma José Carlos Nunes, membro da associação da Praia de Caravelas.

Labirinto de David. Imagem: Prensa de Babel.

A parceria ainda visa o cuidado de praças com atrativos turísticos de interesse internacional, doados pelos envolvidos, como o labirinto de David e a pirâmide cinética destinados aos eventos e visitantes do empreendimento e também da Praia das Caravelas.

Bairro Caravelas. Imagem: Gonzalo Arselli | Prensa de Babel.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

Búzios se une a cidades vizinhas para padronizar taxas de entrada de veículos turísticos

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!