Caravelas é residência de cerca de cem moradores e conta com espaços públicos para meditação e um hotel com atrativos sustentáveis que incluem trilhas ecológicas acompanhadas de guias especializados
Búzios tem potencial turístico reconhecido internacionalmente e conta com empreendedores que entendem a necessidade de preservação do meio ambiente. Uma ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel Apa Pau Brasil, busca colaborar na criação do primeiro bairro autossustentável do município.
O local conta com uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região. A ETERS fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona o empreendimento voltado para o turismo ecológico, de mesmo nome, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 70 casas, todos ligados a estação de tratamento, em busca constante de adequação a uma ocupação e cotidiano sustentável nesta localidade entre o mar, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).
O empreendimento e a associação estão entre as personalidades jurídicas mais antigas da cidade e são membros ativos dos conselhos da APA do Pau Brasil e do PECS, inclusive, são pioneiros na descoberta desta arvore símbolo do país, participando ativamente na criação da própria APA.
Essa união permite que a ETE, criada em 1988 pelo empreendimento, e que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, em 2019, passasse a servir também como produtora de água de reuso, a ETERS. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de uma lagoa que estava ameaçada devido as mudanças climáticas e ainda é usada para rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo esgoto de qualquer natureza no mar.
“Um bairro auto sustentável busca sempre a função ambiental, ecológica. O solo do local é impermeável e, desde o nascimento do loteamento, houve essa necessidade, junto à Prefeitura de Cabo Frio na época, de ter uma estação de tratamento, no primeiro momento biológica, tivemos que centralizar o esgoto. Naquela época, ele era direcionado para o mar, e em algum momento não foi mais permitido, então a gente veio com a ideia de fazer a estação de reuso, e a ampliamos de biológica para química. Fazemos todo esse tratamento, não só para reativação das lagoas naturais no entorno, como também para rega de plantas e hortas”, afirma José Carlos Nunes, membro da associação da Praia de Caravelas.
A parceria ainda visa o cuidado de praças com atrativos turísticos de interesse internacional, doados pelos envolvidos, como o labirinto de David e a pirâmide cinética destinados aos eventos e visitantes do empreendimento e também da Praia das Caravelas.