Search
Degradê com CSS

TSE libera Garotinho pra falar da Operação Chequinho em seu blog

As cenas de Garotinho se debatendo no momento em que saia do Hospital sendo levado para Bangu repercutiram  por todo o país
As cenas de Garotinho se debatendo no momento em que saia do Hospital sendo levado para Bangu repercutiram por todo o país

O ex-governador está preso desde novembro do ano passado 

 

Na noite desta terça-feira (16), por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram suspender as medidas cautelares que proibiam o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), de se manifestar em seu blog, ou falar a imprensa sobre a Operação Chequinho.  No entanto, os ministros negaram o recurso de habeas corpus a Garotinho, em que questionava a competência do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral, que apura o suposto envolvimento do ex-governador em um esquema de compra de votos através de um programa assistencial Cheque Cidadão no seu município de origem, Campos dos Goytacazes, nas eleições de 2016.

O TSE também determinou que 6 vereadores eleitos em Campos, e que são investigados na  mesma operação, sejam diplomados e tomem posse de seus cargos. Os vereadores estavam impedidos de assumirem os cargos eletivos do Legislativo Campista por ordem judicial.  Jorge Rangel (PTB), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Kelinho (PR), Ozeias (PSDB) e Thiago Virgílio (PTC), assim como Garotinho, são suspeitos de envolvimento no esquema de compra de votos em Campos.

A Operação Chequinho  investiga o uso indevido do programa social Cheque Cidadão na troca de votos na eleição do ano passado.

A prisão 

Garotinho foi preso no dia 16 de novembro de 2016 acusado de, como secretário municipal no governo de sua filha em Campos, ter ampliado o programa social Cheque Cidadão, que dá R$ 200 por mês a cada beneficiário, para corromper eleitores.  A defesa do ex-governador afirma que ele passou mal após ser preso.  Na ocasião, Garotinho foi levado para o Hospital Souza Aguiar, da rede pública. De lá, foi levado à força, por decisão judicial, para uma unidade de saúde dentro do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu. Ele chegou a passar uma noite no presídio em Bangu, mas foi solto no dia seguinte e no dia 18  a relatora do caso no TSE, ministra Luciana Lóssio, liberou Garotinho para uma cirurgia do coração em hospital particular, desde que ele custeasse com recursos próprios, e também autorizou que se cumprisse prisão domiciliar. Entre as medidas cautelares definidas para a prisão domiciliar de Garotinho, o Plenário do TSE decidiu que o ex-governador não poderia manter contato com testemunhas listadas até o fim da instrução processual.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/11/20/os-notaveis-e-pauta/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!