As orientações foram apresentadas pelo presidente do órgão, ministro Luiz Roberto Barroso. Uso de máscaras foi o principal ponto abordado durante o encontro.
A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina dos brasileiros. O novo normal inclui medidas de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. As mudanças chegaram também para os 147 milhões de eleitores e mesários que participarão das eleições 2020 em 15 e 29 de novembro, em 1º e 2º turno (onde houver necessidade). Um plano de segurança sanitária foi elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral e apresentado pelo presidente do órgão, ministro Luiz Roberto Barroso na terça-feira (8).
Acesse Aqui o Plano de Segurança Sanitária
A campanha “Vote com Segurança” será veiculada por meio de rádio e televisão apresentando as orientações sanitárias elaboradas por consultoria formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. A principal orientação é sobre o uso de máscaras durante todo o processo, evite contato físico e realize o processo da forma mais ágil possível . As seções eleitorais terão disponíveis álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.
“Essas são as medidas que nós tomamos para conciliarmos esse rito vital para democracia que é a realização das eleições, com a produção da saúde da população. Recorremos aos melhores técnicos, aos melhores profissionais que haviam na medicina em matéria de saúde pública e preparamos esse plano que pretende dar mais do que proteção aos mesários, que é o conjunto relevante de pessoas que patrioticamente servem ao país nessa tarefa indispensável que é ajudar a realização da eleição”, disse Barroso durante a reunião.