Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Trump relaciona uso de paracetamol na gestação ao autismo, mas especialistas rebatem: ‘não há evidências científicas’

Declaração feita na Casa Branca gerou repercussão internacional e alerta para riscos da desinformação em saúde
Trump relaciona paracetamol na gravidez ao autismo, mas pediatra da SBP afirma que não há evidências científicas. Na foto, Dra. Ana Dominguez Bohn / divulgação
Trump relaciona paracetamol na gravidez ao autismo, mas pediatra da SBP afirma que não há evidências científicas. Na foto, Dra. Ana Dominguez Bohn / divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta semana que o uso de paracetamol (Tylenol) durante a gestação poderia estar ligado ao aumento de casos de autismo. A declaração, feita em evento na Casa Branca ao lado do secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., gerou repercussão internacional e foi alvo de críticas da comunidade científica.

Entre as vozes que contestaram a fala está a pediatra Dra. Anna Dominguez Bohn (CRM-SP 150.572), membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com residência em Terapia Intensiva Pediátrica pela USP, especialização no Hospital Sick Kids (Toronto), MBA em gestão de saúde pelo Hospital Albert Einstein e atuação em hospitais de referência como o Sírio-Libanês e o Einstein.

Segundo a especialista, não há evidências que sustentem a associação direta.

“O maior estudo já realizado sobre o tema, envolvendo 2,5 milhões de crianças na Suécia, não encontrou aumento no risco de autismo em filhos de mulheres que usaram paracetamol durante a gravidez. Quando compararam irmãos, inclusive em famílias com histórico de autismo, a diferença foi zero”, afirmou.

Evidências científicas contrárias à polêmica

A médica explica que os poucos estudos que sugeriram algum risco apresentam falhas metodológicas.

“Muitas pesquisas foram feitas com base em recordações maternas de uso do medicamento anos depois da gestação, o que é impreciso e sujeito a vieses. Além disso, não foi identificada relação com dose: mulheres que usaram mais paracetamol não apresentaram risco maior de ter filhos com autismo”, destacou.

Bohn lembrou ainda que o medicamento é amplamente utilizado desde os anos 1950, enquanto as primeiras descrições do autismo datam de 1911. “Atribuir uma condição complexa a um único fator, sem respaldo em evidências, reforça estigmas e pode levar mães a uma culpa injustificada”, disse.

Risco de não tratar febre na gravidez

Para a pediatra, o alerta mais importante é o perigo de não tratar febre durante a gestação.

“A febre materna está associada a malformações e complicações no feto. Desaconselhar o uso de um medicamento seguro, sem oferecer alternativa adequada, pode ser perigoso. Cada caso precisa ser avaliado com critério médico”, ressaltou.

Reação internacional

Revistas científicas como a Nature também contestaram a fala de Trump, reforçando que não existem dados que justifiquem restringir o uso do paracetamol durante a gravidez. Países como Japão e Noruega chegaram às mesmas conclusões que o estudo sueco em análises populacionais recentes.

Para Bohn, o episódio evidencia os riscos da desinformação em saúde quando propagada por autoridades políticas.

“Ciência não é opinião: é construída com dados, décadas de estudo e rigor metodológico. Trazer à tona dúvidas sem base sólida só amplia o sofrimento das famílias e dificulta o acesso a informações corretas”, concluiu.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Centro de Idiomas de Búzios oferece cursos gratuitos de espanhol, inglês, italiano e Libras, além de eventos culturais

Rodrigo Cabral, poeta da Região dos Lagos, é semifinalista do Prêmio Jabuti com Refinaria

Restô Canto coloca Búzios entre os melhores restaurantes do mundo em ranking do Tripadvisor 2025

Chez Michou recebe Vitor Bricio e Os Televisores em noite de pop rock na Rua das Pedras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]