Menu

Cidades

Educação de Macaé tem novo nome à frente da pasta

2

O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, se despediu da pasta em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 06, na Cidade Universitária, com os diretores e gestores das escolas. Emocionado, o secretário destacou a valorização da Educação e a Gestão Democrática, uma das marcas da rede municipal de ensino em Macaé, cujos resultados comprovam as ações  positivas implementadas. Assume a pasta a secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente.

A despedida teve abraços e agradecimentos ao secretário

O secretário retorna para a Câmara Municipal como vereador a partir desta segunda-feira (9). Ele se desincompatibilizou do cargo obedecendo a Lei 64/90, pois será pré candidato a deputado. A desincompatibilização é um dos requisitos necessários para o registro de candidatura de quem pretende disputar um cargo eletivo nas eleições desse ano.

Emocionado, o professor Guto Garcia, enfatizou os avanços no trabalho realizado durante a sua gestão e orientou os coordenadores e superintendentes sobre as prioridades a serem implementadas este ano. De acordo com a nova secretária de Educação, Leila Clemente,  o trabalho continuará  com empenho e entusiasmo para fazer o melhor pela  rede municipal. Já a professora Gelda Tavares, que vai assumir a secretaria Adjunta de Educação Básica, observou que  a integração de todos da educação é essencial.

Macaé se destaca atendendo integralmente crianças na faixa de  três e quatro anos, antecipando  a meta do Governo Federal ,que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021. As diretoras fizeram questão de se pronunciar em reconhecimento ao trabalho de Guto Garcia na Educação. A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado, Glaucia Simone Santos Rodrigues, disse que foi um avanço para a história da Educação a gestão do professor Guto. “Sempre atento e junto conosco em todas as situações, respondendo nossos WhatsApp de imediato, com atenção, acolhimento e direcionamento para a solução das demandas. Nosso muito obrigada”.

Guto Garcia lembrou que este ano haverá  o processo seletivo para diretores e adjuntos. Macaé é um dos primeiros municípios do Estado do RJ a ter eleição direta de diretores de escolas. A prova está prevista para o mês de novembro. Já as campanhas eleitorais devem acontecer no mês de agosto.  A prova tem o objetivo  de primar pela gestão democrática e participativa.

Neste ano letivo de 2018, estão sendo feitos muitos trabalhos de manutenção de quadras, escolas,  e ampliação de espaços escolares para melhor atender alunos e profissionais.  A expansão das escolas municipais tem como prioridade universalizar o atendimento  dos estudantes do segmento infantil, em especial os alunos na faixa de dois anos. No próximo dia 16 a Escola Municipal de Educação Infantil Professora  Neiva Mariano dos Santos ganhará 11 novas salas de aula. Com a ampliação, a unidade terá a capacidade para atender 200 estudantes.

Uma das prioridades é o bairro da Ajuda, que ganhará outras novas escolas para atender estudantes da educação infantil. Com capacidade para atender 440 estudantes na faixa de dois a cinco anos, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva (antiga Rua W 5),foi inaugurada. A unidade tem 11 salas de aula, sala de recursos, de leitura, refeitório, cozinha, de professores, secretaria, banheiros acessíveis e área externa para recreação.

Além disso,também foram iniciados os projetos para construção de novos  espaços no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e escolas padrão no Lagomar. A intenção é ampliar em médio e longo prazos o número de escolas para assim  aumentar o número de atendidos. O projeto padrão é determinado pelo Ministério da Educação, que visa garantir  estrutura específica para o atendimento da educação seguindo parâmetros para cada segmento de ensino.

No ano passado foram inauguradas a Escola Municipal  Zélia  de Souza Aguiar, nas Malvinas, dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) para 200 alunos e a Escola Municipal  de Educação Infantil  Dr Juventino da Silva Pacheco, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, para 600 alunos na faixa de dois a cinco anos.

 Outra ação que terá continuidade é  o programa Analfabetismo Zero para zerar o índice de  analfabetismo no município e incentivar o ingresso nas turmas de ciclo I (alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este programa está sendo  desenvolvido junto às 35 unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas na área central, bairros e região serrana. A expectativa é identificar através dos programas de saúde o maior numero possível de analfabetos para encaminhar as salas de aula.

Guto Garcia destacou que este ano foram abertos cursos  gratuitos  no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, sendo oferecidas  862 vagas de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional distribuídas em 26 cursos. E  o Centro de Formação Carolina Garcia, que funciona no bairro Botafogo, continua oferecendo cursos voltados para aprimoramento e qualificação de todos os profissionais da Educação.

O Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes)  também se tornou uma das prioridades da gestão. O espaço  é  referência por oferecer atividades complementares para alunos a partir de quatro anos encaminhados pelas escolas voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida.   A intenção  é reforçar o atendimento para os estudantes que apresentam necessidades especiais nos módulos,  que funcionam na Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios