O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, se despediu da pasta em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 06, na Cidade Universitária, com os diretores e gestores das escolas. Emocionado, o secretário destacou a valorização da Educação e a Gestão Democrática, uma das marcas da rede municipal de ensino em Macaé, cujos resultados comprovam as ações positivas implementadas. Assume a pasta a secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente.
O secretário retorna para a Câmara Municipal como vereador a partir desta segunda-feira (9). Ele se desincompatibilizou do cargo obedecendo a Lei 64/90, pois será pré candidato a deputado. A desincompatibilização é um dos requisitos necessários para o registro de candidatura de quem pretende disputar um cargo eletivo nas eleições desse ano.
Emocionado, o professor Guto Garcia, enfatizou os avanços no trabalho realizado durante a sua gestão e orientou os coordenadores e superintendentes sobre as prioridades a serem implementadas este ano. De acordo com a nova secretária de Educação, Leila Clemente, o trabalho continuará com empenho e entusiasmo para fazer o melhor pela rede municipal. Já a professora Gelda Tavares, que vai assumir a secretaria Adjunta de Educação Básica, observou que a integração de todos da educação é essencial.
Macaé se destaca atendendo integralmente crianças na faixa de três e quatro anos, antecipando a meta do Governo Federal ,que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021. As diretoras fizeram questão de se pronunciar em reconhecimento ao trabalho de Guto Garcia na Educação. A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado, Glaucia Simone Santos Rodrigues, disse que foi um avanço para a história da Educação a gestão do professor Guto. “Sempre atento e junto conosco em todas as situações, respondendo nossos WhatsApp de imediato, com atenção, acolhimento e direcionamento para a solução das demandas. Nosso muito obrigada”.
Guto Garcia lembrou que este ano haverá o processo seletivo para diretores e adjuntos. Macaé é um dos primeiros municípios do Estado do RJ a ter eleição direta de diretores de escolas. A prova está prevista para o mês de novembro. Já as campanhas eleitorais devem acontecer no mês de agosto. A prova tem o objetivo de primar pela gestão democrática e participativa.
Neste ano letivo de 2018, estão sendo feitos muitos trabalhos de manutenção de quadras, escolas, e ampliação de espaços escolares para melhor atender alunos e profissionais. A expansão das escolas municipais tem como prioridade universalizar o atendimento dos estudantes do segmento infantil, em especial os alunos na faixa de dois anos. No próximo dia 16 a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos ganhará 11 novas salas de aula. Com a ampliação, a unidade terá a capacidade para atender 200 estudantes.
Uma das prioridades é o bairro da Ajuda, que ganhará outras novas escolas para atender estudantes da educação infantil. Com capacidade para atender 440 estudantes na faixa de dois a cinco anos, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva (antiga Rua W 5),foi inaugurada. A unidade tem 11 salas de aula, sala de recursos, de leitura, refeitório, cozinha, de professores, secretaria, banheiros acessíveis e área externa para recreação.
Além disso,também foram iniciados os projetos para construção de novos espaços no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e escolas padrão no Lagomar. A intenção é ampliar em médio e longo prazos o número de escolas para assim aumentar o número de atendidos. O projeto padrão é determinado pelo Ministério da Educação, que visa garantir estrutura específica para o atendimento da educação seguindo parâmetros para cada segmento de ensino.
No ano passado foram inauguradas a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas, dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) para 200 alunos e a Escola Municipal de Educação Infantil Dr Juventino da Silva Pacheco, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, para 600 alunos na faixa de dois a cinco anos.
Outra ação que terá continuidade é o programa Analfabetismo Zero para zerar o índice de analfabetismo no município e incentivar o ingresso nas turmas de ciclo I (alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este programa está sendo desenvolvido junto às 35 unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas na área central, bairros e região serrana. A expectativa é identificar através dos programas de saúde o maior numero possível de analfabetos para encaminhar as salas de aula.
Guto Garcia destacou que este ano foram abertos cursos gratuitos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, sendo oferecidas 862 vagas de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional distribuídas em 26 cursos. E o Centro de Formação Carolina Garcia, que funciona no bairro Botafogo, continua oferecendo cursos voltados para aprimoramento e qualificação de todos os profissionais da Educação.
O Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) também se tornou uma das prioridades da gestão. O espaço é referência por oferecer atividades complementares para alunos a partir de quatro anos encaminhados pelas escolas voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida. A intenção é reforçar o atendimento para os estudantes que apresentam necessidades especiais nos módulos, que funcionam na Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro.