O último ano foi marcado por intensa colaboração entre Búzios, Cabo Frio e Arraial. A sinergia entre esses destinos permitiu avanços significativos, e a retomada do projeto ABC do Sol (Arraial, Búzios, Cabo Frio) foi um dos destaques. O projeto visa promover a regionalização e unir os esforços das três cidades.
No entanto, a recente substituição de Paula Pinheiro da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, por Paolla Mira, trouxe preocupações quanto ao impacto dessa mudança na regionalização e no alinhamento entre as cidades.
Em entrevista exclusiva, Cristiano Marques, Secretário de Turismo de Búzios, expressou as preocupações e avaliou o cenário atual. Ele ressaltou que a troca na gestão representa um retrocesso para Búzios e para a região como um todo. A nova secretária, Paolla Mira, assumiu a pasta cabo-friense há uma semana, e as incertezas sobre a continuidade do apoio à regionalização geram apreensão.
Ele destaca a importância da regionalização, especialmente porque a Região dos Lagos é uma das principais áreas turísticas do estado do Rio de Janeiro. Durante o período, o secretário disse ainda que a parceria entre as cidades resultou em ações conjuntas, como promoção turística, discussões sobre o aeroporto de Cabo Frio e projetos voltados para atrair voos nacionais e internacionais, entre outros.
“Um exemplo da relevância do trabalho em parceria entre Búzios, Cabo Frio, Arraial, é que o SEBRAE criou o projeto Líder Lagos, que envolvia os dez municípios aqui da Região dos Lagos Costa do Sol. E Búzios, Cabo Frio e Arraial sempre presentes, discutindo ali com todos os demais municípios esse protagonismo que nós temos. Liderado por Búzios, mas que trará resultado para todos, é a ação para trazer voos nacionais e internacionais, aproveitando a proximidade do município com o mercado latino. A saída dela representa realmente o retrocesso, Búzios perde, Arraial perde, toda a região perde”, disse Cristiano Marques.
A preocupação agora recai sobre a continuidade desses projetos e parcerias com a mudança na secretaria de turismo de Cabo Frio. Cristiano Marques salienta sobre a importância de manter a sinergia entre as cidades para garantir a continuidade e o sucesso das iniciativas conjuntas.
Em meio ao verão, a secretária, segundo a assessoria de imprensa divulgou em comunicado à imprensa, está planejando ações conjuntas para a organização da temporada.
“Estamos assumindo em pleno verão, por isso, não temos tempo a perder. Vamos conversar com as pessoas, criar uma força tarefa e traçar um plano emergencial que minimize possíveis problemas nesse início de temporada. Vamos dialogar com o trade e ouvir, numa cidade como Cabo Frio, turismo é responsabilidade de todos. Não existe política de Turismo sem a participação dos moradores e do conselho, afinal é preciso planejar para que Cabo Frio possa oferecer não apenas belas praias e paisagens exuberantes, mas uma experiência inesquecível aos nossos visitantes. Vamos trabalhar em conjunto para garantir que os serviços não entrem em colapso quando a cidade lotar”, disse Paolla.