A 1ª vara da Comarca de Búzios tem um novo juiz titular, Guilherme Willcox Amaral Coelho Turl, empossado como juiz em julho deste ano, no Rio de Janeiro. Guilherme já foi delegado da polícia civil e atua desde o mês de setembro no município, substituindo Danilo Borges, que é titular há oito anos em Araruama, e acumulava, provisoriamente desde 2020, a função em Búzios por ocasião da saída do então juiz Gustavo Arruda, que se afastou da magistratura após passar em concurso para a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo.
A primeira atuação de Guilherme após a posse como magistrado, antes de estar em Búzios, foi na 4ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro.
O novo juíz de Búzios tem 41 anos, é natural de Petrópolis, região serrana fluminense, se formou em direito pela Universidade Estácio de Sá, e já protagonizou uma decisão de repercussão nacional, anulando, em agosto deste ano, a indicação do delegado Marcos Cipriano para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa). Cipriano estava preso preventivamente desde maio sob suspeita de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.
A 1ª vara em Búzios envolve competências como: criminal, infância (não infracional), família, fazenda pública, execução fiscal (compartilhada com a segunda vara), e registro público. A vara eleitoral é uma função à parte, de nomeação do Tribunal Regional Eleitoral (TER), por critérios específicos.
Por este motivo, Danilo continua desempenhando a função ao menos até o final das eleições presidenciais, já que, por lei, é proibido que o juiz que iniciou uma eleição seja removido antes do termino do processo eleitoral.