Search
Degradê com CSS
Publicidade

Trilheiros de Búzios organizam neste sábado (19) ‘Rota da Escravatura’

trilha rota da escravatura
foto reprodução do facebook
Publicidade

Búzios é conhecido por suas paisagens paradisíacas, praias de águas calmas e sempre convidativas e trilhas de tirar o fôlego. Uma delas, a ‘Rota da Escravatura’, acontece neste sábado(19) as 8h com início na Praça da Rasa. Além de apresentar um visual deslumbrante da cidade, conta uma história pouco conhecida da cidade, quando durante a escravidão os navios negreiros desembarcavam na Ponta do Pai Vitório.

Organizada pela buziana moradora do bairro Rasa, Roselene Peireira, remanescente quilombola e filha de um dos últimos marceneiros de traineira da cidade, aSr. Andrelino, a Trilha tem início na Praça da Rasa às 8h, segue até a Praça do Quilombola e continua até o Mangue de Pedras. Por fim, chega a Ponta do Pai Vitório, até o desembarque de navios negreiros (essa parte da trilha é opcional).

O tempo de caminhada é de aproximadamente 3h30 e a dificuldade da caminhada é considerada de moderada a difícil, com cerca de 3,5km. Os organizadores recomendam a roupas leves e a utilização de botas de caminhada ou tênis. Para hidratação água ou Gatorade e para o lanche frutas, barra de cereais, biscoitos, sanduíche natural, chocolate. O custo por pessoa é de R$35 e os interessados podem fazer contato pelo telefone (22)999370155.

Roselene é buziana e quilombola / foto reprodução do facebook

No evento oficial da trilha, a organizadora Roselene, explica “Nessa trilha Cultural da Rotada Escravatura percurso Rasa, vou contar um pouco da história local que tem repercussão no país após a Lei Eusébio de Queiroz, que previa o fim do comércio de africanos, caminharemos até a Praça Quilombola e Balneário dos Pescadores da Rasa (momento de fotos e um pouco mais de contação de história). Partiremos para o Mangue de Pedras aonde será contado como os índios e a comunidade quilombola da Rasa sobreviveram sustentavelmente respeitando o ecossistema do lugar. Do Mangue seguiremos para a Ponta do Pai Vitório. Será contado as hipóteses pelo qual o lugar tem esse nome. Os trilheiros terão 15 minutos para um banho em uma das prainhas do Arpoador. Subiremos uma pequena trilha na mata para fazer fotos num dos mais lindos cartões postais de Búzios. Retornaremos pelo Arpoador até chegar a Praça da Rasa”.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenzi antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade