Pular para o conteúdo
Search

Trilha TransCaboFrio ganha aplicativo

Circuito de 54 quilômetros está inserido na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso
Trans Cabo Frio - Trecho Boca da Barra / Crédito: Prefeitura de CF

Para comemorar os 13 anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol e os três anos da trilha TransCaboFrio, a cidade lançou o ”Aplicativo da Trilha TransCaboFrio” (via plataforma eTrilhas). O circuito reúne sete roteiros locais (dois estão concluídos) que totalizam 54 quilômetros e que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. O período do lançamento coincide também com a época definida como a “Melhor Temporada” em Cabo Frio – o outono é uma das melhores estações para a prática de atividades como caminhada e trekking, por conta dos dias de céu azul, temperaturas amenas e ausência de chuvas. “Sem contar que a cidade está mais vazia, as estradas têm menos trânsito, os serviços estão mais atenciosos e, Cabo Frio, mais encantadora e charmosa”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau. A “Melhor Temporada” se estende até o mês de novembro, englobando, ainda, inverno e primavera.   

TransCaboFrio

A TransCaboFrio percorre em sua grande parte as praias da cidade com áreas preservadas de restinga, dunas, lagoas e costão rochoso, além de passar por importantes monumentos culturais tombados pelo IPHAN como o Forte São Matheus e a Fazenda Campos Novos, totalizando cerca de 54 km de extensão. A TransCaboFrio foi planejada para ser desenvolvida em sete trechos e a sinalização vem sendo realizada em etapas. Já foram implementados o Trecho 2 (Boca da Barra) e o Trecho 4 (Morro do Vigia).

Ela é parte integrante da Trilha Oiapoque ao Chuí, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que conecta todo o país de norte a sul por meio de suas Unidades de Conservação, sempre sinalizadas com pegadas amarelas e pretas. As trilhas de longo curso são grandes corredores ecológicos que ampliam a conectividade entre áreas preservadas, garantindo a manutenção da vida selvagem e melhoria de indicadores ecológicos.

Aplicativo

A eTrilhas, plataforma digital onde está hospedada a TransCaboFrio e que engloba site e aplicativo, tem como objetivo oferecer conteúdo oficial sobre as trilhas e atrativos naturais de Cabo Frio. E mais: produzir dados estatísticos e ferramentas de auxílio à gestão de áreas naturais, além de divulgar os serviços do município ao público segmentado.

Através da plataforma, os visitantes encontram informações turísticas da cidade, têm acesso a fotos, mapas (online e offline) e informações técnicas das trilhas. Por lá, também é possível planejar a visita contratando prestadores de serviços locais. Já os gestores contam com mais um produto para promover as trilhas e os atrativos naturais do município, além de engajar os visitantes a colaborarem na conservação, tendo acesso a dados estatísticos quantitativos e qualitativos. O eTrilhas é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas.

Atrativos

Nos dois trechos implementados são muitas as belezas naturais caminhada afora. No Trecho 2, que soma 7 quilômetros, estão as águas cristalinas da Ilha do Japonês, as vistas panorâmicas do Farol da Lajinha e da Ponta do Chapéu, a Caverna dos Escravos  e as selvagens praias Brava e Fofa, finalizando na praia das Conchas. Já o Trecho 4 convida a explorar o Morro do Vigia, entre as praias das Conchas e do Peró, repleto de fendas, costões, mirantes e prainhas. O circuito tem cerca de um quilômetro e paisagens fantásticas.

Os percursos são sinalizados e feitos em trechos do Parque Estadual da Costa do Sol, que reúne as cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O conjunto forma um dos recantos mais bonitos do litoral do estado do Rio de Janeiro, sendo o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Curso no Brasil.

Para baixar o app basta acessar o site:

https://etrilhas.com.br/trilhas-longo-curso/trilha-transcabofrio

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.